Início do conteúdo

05/10/2011

Três títulos da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2011

Fernanda Marques


Já são conhecidos os finalistas do 53º Prêmio Jabuti (2011), a mais tradicional premiação do livro no Brasil. Em apuração nesta quarta-feira (21/9), em São Paulo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou as dez melhores obras de cada uma das 29 categorias do prêmio, segundo a avaliação dos jurados. Três livros da Editora Fiocruz aparecem entre os finalistas: Biologia, Manejo e Medicina de Primatas Não Humanos na Pesquisa Biomédica, de Antenor Andrade, Márcia Cristina Ribeiro Andrade, Antônio Mota Marinho e Josane Ferreira Filho (orgs.), na categoria Ciências Naturais; Impactos da Violência na Escola: um diálogo com professores, de Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci (orgs.), na categoria Educação; e Rupturas e Encontros: desafios da reforma psiquiátrica brasileira, de Silvio Yasui, na categoria Psicologia e Psicanálise. A lista com todos os finalistas está disponível no site do Prêmio Jabuti.






A fase que se encerra foi resultado da análise de um total de 2.619 inscritos. Esta foi a primeira etapa do processo que irá apontar os melhores livros de 2010, e que culminará com a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 30 de novembro. Na segunda fase do prêmio, os finalistas serão submetidos a uma nova avaliação, cuja apuração está marcada para o dia 18 de outubro, quando serão conhecidos os vencedores de cada categoria.



Em 2005, dois títulos da Editora Fiocruz saíram premiados: Adolpho Lutz: obra completa, de Jaime L. Benchimol e Magali Romero Sá (orgs.), segundo lugar na categoria Ciências Naturais e da Saúde; e Itinerários da Loucura em Território Dogon, de Denise Dias Barros, terceiro lugar na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise. Em 2002, o livro Febre Amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada, de Jaime L. Benchimol (coord.), recebeu menção honrosa na categoria Ciências Naturais e da Saúde. Já as obras Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde, de Nísia Trindade Lima e Marie-Hélène Marchand (orgs.), Esperança Equilibrista: cartografias de sujeitos em sofrimento psíquico, de Bernadete Maria Dalmolin, Reforma Psiquiátrica: as experiências francesa e italiana, de Isabel C. Friche Passos, e Carlos Chagas: um cientista do Brasil, de Simone Petraglia Kropf e Aline Lopes de Lacerda, foram finalistas nos anos de 2006, 2007, 2009 e 2010, respectivamente. Os livros de Silvio Yasui, Denise Dias Barros, Bernadete Maria Dalmolin e Isabel C. Friche Passos fazem parte da Coleção Loucura & Civilização.



Publicado em 5/10/2011.

Voltar ao topo Voltar