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20/02/2008

Uma referência no ensino em saúde

Catarina Chagas e Fernanda Marques


Reconhecer a formação de técnicos em saúde como um campo de reflexão, pesquisa e produção de conhecimento. Esse foi o objetivo que motivou a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio a criar, em 2003, a revista Trabalho, Educação e Saúde, um periódico científico que promove debates, análises e relatos de experiências relacionados à educação profissional em saúde. Segundo o diretor da EPSJV, André Malhão, a revista é mais um instrumento da Escola na defesa de que a formação dos trabalhadores da saúde de nível auxiliar e técnico não pode ser instrumental e orientada apenas pelo fazer.



Carla Martins, uma das editoras do periódico, concorda: "a Trabalho, Educação e Saúde tem como política editorial afirmar a própria configuração da educação profissional em saúde como um campo teórico de discussão. Ou seja, além de possibilitar que as diferentes áreas atravessem o campo da educação dos trabalhadores de saúde, outra grande tarefa de nosso periódico consiste em qualificar o trabalho e a educação profissional na saúde como objeto teórico”, explica.


Mesmo com uma história recente, a revista obteve conceito B na avaliação nacional na área de educação. Além disso, já está indexada em algumas bases, dentre as quais a Bibliografia Brasileira de Educação (Inep), International Bibliography of the Social Sciences (The London School of Economics and Political Science) e Índice de Revistas de Educación Superior e Investigation Educativa (Iresie). Está ainda em processo de avaliação para ingresso no Scielo-Brasil e indexação no Lilacs (Literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde).


O periódico nasceu como semestral, mas, já em 2007, passou a ser editado três vezes por ano, em março, julho e novembro. Aceita contribuições inéditas em português, espanhol, inglês e francês para as seções ensaios, artigos, debates, relatos e resenhas, além de publicar uma entrevista. Conta com uma versão virtual que contém os textos na íntegra (que pode ser acessado aqui) e está acessível também no Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).


Com a tiragem de 1.500 exemplares, recebe assinaturas individuais e institucionais e está disponível em bibliotecas de instituições de pesquisa e de formação. “A revista busca tornar acessível o conhecimento, não só porque este é financiado de forma pública, mas também porque entendemos que ele é sempre fruto de um acúmulo social e coletivo”, explica Carla.

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