Início do conteúdo

09/10/2009

Vídeo aborda o fenômeno do 'bullying' entre adolescentes

Edna Padrão


Nesta terça-feira (13/10) o Museu da Vida celebra o encerramento do módulo básico da 9ª turma do seu curso de formação de monitores com o lançamento do vídeo Sem noção - zoação tem limite?, que aborda o fenômeno do bullying entre adolescentes. O vídeo - produzido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e pela Vídeo Saúde Distribuidora - inclui depoimentos dos alunos do curso sobre o tema. Após a exibição, haverá debate com a psicóloga Larissa Wollz Novotny, do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e a psicóloga e pedagoga Angela Israel, do Instituto Helena Antipoff, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


 Palestra sobre <EM>bullying</EM>  no 8º Ciclo de Oficinas e Debates: Saúde Cidadania, no Museu da Vida 

Palestra sobre bullying  no 8º Ciclo de Oficinas e Debates: Saúde Cidadania, no Museu da Vida 



 

O bullying é um fenômeno até então considerado normal na maioria das escolas. A partir dos anos 90 passou a ser considerado um problema grave. Por meio de comportamentos exclusivos e principalmente de agressões físicas praticadas por alunos ou grupos de alunos no interior dos colégios, pesquisadores e psicólogos determinaram o fenômeno não como um simples ato e sim como um fenômeno de perseguição, acompanhado de sérias sequelas nos alunos perseguidos. Alertam que o bullying, termo apelidado por pesquisadores, é um tema atual e exige atenção de pais e educadores.


Os futuros monitores também apresentarão o trabalho final intitulado Monitores da leitura. Este é o terceiro ano que participam de oficinas de contadores de histórias, assim como de oficinas desenvolvidas por profissionais de outros setores do Museu. Este ano, para o trabalho de contadores de histórias, os alunos escolheram o tema terceira idade. Nos anos anteriores, os temas foram incentivo à leitura e conflitos da adolescência. O evento ocorerá no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, de 14h às 17h.


Publicado em 9/10/2009.

Voltar ao topo Voltar