Início do conteúdo

08/11/2011

Vídeo-documentário da Fiocruz participa de dois festivais internacionais


O vídeo-documentário Cinematógrafo brasileiro em Dresden, dirigido pelos pesquisadores Eduardo Thielen da VideoSaúde Distribuidora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), e Stella Oswaldo Cruz Penido, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), foi selecionado para duas mostras competitivas de filmes: o RECine, Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro no Arquivo Nacional e a Mostra Internacional do Filme Etnográfico, de 16 a 24 de novembro no Museu da República.



O documentário, lançado nas comemorações dos 25 anos do Icict, traz comentários de pesquisadores da história da saúde e do cinema sobre as imagens dos dois primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos e que marcaram o pioneirismo do Brasil, e do então Instituto Oswaldo Cruz (como era chamada a Fiocruz em 1911), na utilização de imagens em movimento para a comunicação e a informação em saúde. Essas imagens foram apresentadas por Oswaldo Cruz no Pavilhão Brasileiro da Exposição Internacional de Higiene de Dresden, na Alemanha, em 1911. O Brasil foi o único país das Américas a construir um estande próprio no evento.


A construção do documentário exigiu um árduo trabalho de investigação para a captação das imagens, levado a cabo por Eduardo Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido, uma vez que as imagens estavam parte no Brasil, parte na França, o que demandou esforço dos produtores para reuní-las.



Veja a programação completa em www.recine.com.br e www.mostraetnografica.com.br .


Publicado em 8/11/2011.

Voltar ao topo Voltar