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12/03/2012

Vídeos lançados pela CBA apresentam processo de acreditação em saúde


Disseminar o conhecimento a respeito da importância da acreditação internacional para as instituições de saúde entre gestores, profissionais de saúde e o público leigo. Com esse objetivo, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) acaba de lançar a sua mais nova ferramenta de comunicação: uma série de vídeos informativos sobre os processos de acreditação internacional e como eles contribuem para a melhoria da qualidade e da segurança na assistência à saúde, processo já ocorrido em unidades e núcleos da Fiocruz, como o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, o Centro de Estudos sobre Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana – ambos acreditados. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, o Laboratório de Hanseníase e o Núcleo de Saúde do Trabalhador estão se preparando para a acreditação da Joint Commission International (JCI), mais importante órgão de acreditação em saúde do mundo, representada no Brasil exclusivamente pelo CBA.


 Para o CBA, uma das principais mudanças dentro de uma instituição acreditada é a mudança no clima organizacional. O trabalho que antes era feito de forma isolada passa a ser coletivo e multiprofissional

Para o CBA, uma das principais mudanças dentro de uma instituição acreditada é a mudança no clima organizacional. O trabalho que antes era feito de forma isolada passa a ser coletivo e multiprofissional





Entre os temas abordados encontram-se aspectos importantes para a melhoria da saúde como, o controle de infecções, os erros em saúde decorrentes principalmente de problemas da comunicação e a importância constante do treinamentos de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. De acordo com a superintendente do CBA, a médica Maria Manuela Alves dos Santos, esses vídeos servem de auxílio para organizações de saúde interessadas em iniciar um processo de acreditação. “Ainda há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre o funcionamento de todo o processo acreditação internacional. Nossa ideia com os vídeos é fornecer mais um canal para que as instituições entendam como é o método, as etapas e os benefícios da acreditação internacional”, explica.



Os vídeos, que trazem uma entrevista com Maria Manuela e a participação das coordenações do CBA — das áreas de Acreditação, Ensino, Educação —, estarão disponíveis no site do CBA, no blog institucional e nas mídias sociais, como YouTube, Facebook e Twitter. Segundo Cristiane Henriques, chefe de Marketing e Comunicação da instituição, essa estratégia pretende levar até o público leigo o conceito de acreditação internacional. “Nós queremos que os pacientes se questionem ‘será que estou em um hospital realmente seguro’?”, esclarece. Segundo ela, o próximo passo será produzir vídeos tratando de tópicos específicos de segurança e qualidade, como a correta higienização das mãos dos profissionais de saúde, por exemplo. “Nosso objetivo é apresentar o CBA como uma instituição que trabalha a serviço da melhoria do atendimento de instituições de todo o Brasil”.



A superintendente do CBA pontua que uma das principais mudanças dentro de uma instituição acreditada é a mudança no clima organizacional: “O trabalho que antes era feito de forma isolada passa a ser feito coletivo e multiprofissional. Para isso, muda-se a forma de trabalhar e também a comunicação”. Maria Manuela analisa que a saúde brasileira é altamente regulamentada e normatizada. No entanto, ainda é preciso investir em capacitação profissional. “São as pessoas que fazem a diferença”, assegura a superintendente do CBA. Para assistir aos vídeos acesse o canal do CBA no YouTube: http://www.youtube.com/user/Acreditacao/feed.


Publicado em 8/3/2012.

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