13/04/2010

Verba de reentrada auxilia no desenvolvimento de pesquisas

Jamerson Costa

Uma das linhas de financiamento possíveis para pesquisadores da área de saúde são aquelas ligadas ao Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais – o Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases. É o TDR, uma proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para estudiosos vindos de países em desenvolvimento. Uma linha especifica do TDR é a chamada re-entry grant, conhecida no Brasil como “verba de reentrada”, voltada para doutores que estudaram fora do país de origem e voltaram para aplicar os conhecimentos em projetos nacionais e fortalecer as instituições locais. Um projeto atualmente desenvolvido no Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) e realizado com auxílio da verba de reentrada é Análise genômica e proteômica de quatro espécies de Leishmania do novo mundo resistentes aos antimoniais para identificação de novos alvos para quimioterapia, coordenado pela pesquisadora Silvane Murta, do Laboratório de Parasitologia Celular e Molecular.

Na foto, o grupo de trabalho coordenado pela pesquisadora Silvane Murta (de vermelho)

Ela fez pós-doutorado entre 2006 e 2008 na Washington University, em Saint Louis, nos Estados Unidos, onde desenvolveu o projeto Estudo do metabolismo de folato de Leishmania como alvo para quimioterapia. A produtividade em pesquisas no período de estudo fora do país, constatada pela publicação de artigos científicos, é um dos diferenciais apontados pela pesquisadora para se conseguir o financiamento. "Publiquei muitos trabalhos e isso com certeza contou para nosso projeto ser escolhido", conta.

“Durante o pós-doutorado, tive a oportunidade de utilizar metodologias avançadas de análise funcional de genes. Estas metodologias têm grande aplicabilidade no estudo de vários parasitos. O René Rachou tem todos os equipamentos para desenvolver o projeto, mas faltava a experiência e o conhecimento de algumas destas metodologias como, por exemplo, o nocaute de genes e o silenciamento utilizando a técnica de RNA de interferência”, explica.

O projeto foi aprovado pela OMS no ano passado e está sendo desenvolvido no LPCM por dois estudantes de doutorado e três de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do CPqRR, junto de dois participantes do Programa de Iniciação Científica da instituição. A coordenação é da Silvane Murta, com a colaboração do pesquisador Stephen Beverley, da Washington University.

A primeira parcela do financiamento, de um total de três, foi recebido pelo grupo no último mês de março. O projeto tem período de realização proposto de três anos e tem como objetivo encontrar novos alvos moleculares para a quimioterapia das leishmanioses. Para isso, estão sendo usadas metodologias de análise da função de genes para o entendimento das vias metabólicas do parasito Leishmania capazes de apontar alvos quimioterapêuticos.

Publicado em 12/4/2010.