17/10/2013
Em assembleia especial convocada para a escolha de três novos membros, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Antonio Zepeda Bermudez, foi eleito, nesta última quarta-feira (16/10), para ocupar a Cadeira 55 (Patrono Paulo de Goes) como membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. "Vejo essa eleição com muita honra e orgulho, mas ao mesmo tempo com profundo respeito e humildade. Considero a Academia de Medicina do Rio de Janeiro como um espaço privilegiado de debate de temas médicos de atualidade, de compartilhar e ideias e de um convívio permanente e muito rico na diversidade representada. A eleição de meu nome também representa um processo de avaliação do meu histórico profissional e da dissertação submetida para julgamento pior uma comissão, na secção de Ciências aplicadas a Medicina. Consigo ainda a importância de mais um foro de pensamento e de ideias, de compartilhar com nomes que representam uma enorme experiência na Medicina no município, no estado e no Brasil", afirmou Bermudez à Agência Fiocruz de Notícias.
Bermudez abordou também a importância que a eleição tem para o trabalho realizado na Fiocruz. "Durante todo o processo de eleição, que incluiu reuniões com muitos dos acadêmicos, ficou evidente o enorme prestígio que temos na Fiocruz, o respeito e vontade de melhor conhecer as atividades que aqui se realizam e a vontade de receber cada vez mais informações sobre o que representam nossas atividades para o desenvolvimento da Ciência e da Medicina no Brasil, somando nossa dimensão nacional com as realidades regionais. A eleição não e apenas minha, mas coletiva", destacou.
A posse, que deve ocorrer no mês de novembro, ainda não tem data definida. Além de Jorge Bermudez, também foram eleitos o cardiologista Leslie Aloan, para ocupar a Cadeira 51 (Patrono Aarão Burlamaqui Benchimol), e a psiquiatra Lilian Scheinkman, que ficará com a Cadeira 72 (Patrono Francisco Arduino).
Foto: Virginia Damas