Início do conteúdo

11/09/2008

Victor Valla recebe título de professor-emérito da Fundação


O Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz aprovou por unanimidade, em sua sessão de terça-feira (9/9), a indicação de Victor Vincent Valla, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), para o título de professor-emérito da Fundação. Logo depois da decisão o diretor da Ensp, Antônio Ivo de Carvalho, que esteve presente à reunião do CD, comunicou a um auditório lotado da Ensp - e com a presença de Valla - a homenagem e entregou o diploma ao mestre de 71 anos, que desde 2001 enfrenta as seqüelas deixadas por um AVC.


 Victor Valla: uma vida dedicada a entender os pobres (Fotos: Peter Ilicciev) 

Victor Valla: uma vida dedicada a entender os pobres (Fotos: Peter Ilicciev) 


O pesquisador Eduardo Stotz contou então um pouco da história de vida de Valla, destacando a importância de seu trabalho, por parte de grupos de pesquisa da Escola, de vínculos sólidos e permanentes com as classes populares. "Na época queríamos saber em que direção as pessoas estavam se movimentando, a fim de tentar superar a crise de compreensão que muitas vezes se estabelecia entre elas e a academia", disse, ressaltando o papel de Valla nesse percurso. "Victor Valla nos mostrou que educação popular não é só escutar a população mais pobre e nem caminhar para ela, mas caminhar com ela, produzindo conhecimento em conjunto e lembrando que conhecimento e cidadania caminham unidos".


Emocionado, Stotz leu ainda mensagens enviadas por membros da Rede de Educação Popular em Saúde e por amigos de Valla, parabenizando-o pelo título, passando, em seguida, a palavra à pesquisadora Beatriz Guimarães. Ela leu uma mensagem em homenagem ao mestre, que, segundo Beatriz, tem o dom de "retirar das pessoas as suas pérolas mais preciosas. Lutador das causas sociais, Valla demonstra, na prática, o conhecimento que prega", enfatizou.


 A platéia presente ao auditório da Ensp aplaude de pé a homenagem ao mestre

A platéia presente ao auditório da Ensp aplaude de pé a homenagem ao mestre


Depois de receber seu diploma das mãos de Stotz e ser calorosa e demoradamente aplaudido por todos, Valla brincou sobre as razões de receber a homenagem, agradeceu o apoio recebido em todos os momentos, elogiou as condições de trabalho que a Ensp oferece a seus pesquisadores e concluiu, agradecendo comovido: "Este título reconhece o meu esforço de fazer pesquisa sobre as condições de vida e trabalho das classes populares, o esforço que sempre fiz de caminhar nessa direção. Muito obrigado!".


Leia mais


Especial Victor Valla


Publicado em 11/9/2008.

Voltar ao topo Voltar