Início do conteúdo

20/05/2011

VideoSaúde completa 23 anos de atividades

Cristiane D'Avila


Nesta sexta (20/5), a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz comemorou 23 anos de criação. Para celebrar a data, o Núcleo de Estudos de Audiovisuais em Saúde (Neavs) realizará, no auditório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), duas palestras sobre temas priomordiais para as atividades da distribuidora: a indexação e a recuperação física de documentos audiovisuais.


 Nesta sexta (20/5), a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz comemora 23 anos de criação.

Nesta sexta (20/5), a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz comemora 23 anos de criação.


Na parte da manhã, às 10h, haverá a palestra Princípios de Indexação de Imagens em Movimento para o Acesso ao seu Conteúdo, da professora Rosa Inês Novaes Cordeiro. Rosa Inês é doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Arquivologia (UFRJ). Na UFF, desenvolve atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, junto ao Instituto de Arte e Comunicação Social, no Departamento de Ciência da Informação e no Laboratório de Investigação Audiovisual. Desde 2000 atua também na docência da Pós-Graduação na UFF, orientando dissertações em Ciência da Informação e em Artes. Atua na Graduação da UFF ministrando disciplinas sobre análise e representação do conteúdo de documentos.


Às 14 horas, a professora  e pesquisadora  Rosinalva Alves de Souza, mestre em Comunicação, Imagem e Informação (UFF) apresentará a palestra Educação Sanitária em 16mm: Memória Audiovisual da Fundação SESP - Serviço de Saúde Pública. Constituído por 32 filmes no formato 16mm, em sua maioria curta-metragem, o acervo passou por um tratamento técnico especializado e por telecinagem para o formato digital, o que viabilizou a identificação de seu conteúdo e orientação temática. A recuperação deste acervo integrou o projeto de pesquisa A imagem da saúde no discurso oficial do Estado Novo: recuperação e disponibilização do acervo cinematográfico da Sesp.


A VideoSaúde


Criada em 1988 pelo então presidente da Fiocruz, o sanitarista Sérgio Arouca, a VideoSaúde surgiu como espaço de captação, guarda, armazenamento e distribuição/circulação de materiais audiovisuais em saúde produzidos pela própria Fiocruz, mas também  por outras instituições e por produtores independentes. Com seus projetos e parcerias, a VideoSaúde  busca, permanentemente, ampliar e fortalecer, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), práticas de comunicação que possibilitem o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos.  O acervo, que ao longo de 23 anos tornou-se referência e importante fonte de pesquisa e de informação audiovisual em saúde, reúne hoje um conjunto com mais de 5 mil títulos de diversos segmentos sociais, regiões do país e produções estrangeiras, consultado por mais de 3 mil usuários cadastrados.


Serviço:

Data: 20/5

Local: Auditório do Icict - Prédio da Biblioteca de Ciências Biomédicas / sala 202

Pavilhão Haity Moussatché

Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos

Horário: 10 às 17h


Publicado em 19/5/2011.

Voltar ao topo Voltar