04/12/2020
No alto do morro da Rocinha, Raí e Junior foram morar com o avô por conta da Covid-19. Os dois são espíritas e o avô cristão. O curta Descaso aborda não apenas diferenças religiosas. O filme narra como os três enfrentam dificuldades enquanto moradores de favela durante a pandemia, com a precariedade do atendimento à saúde. Realizado pelos Pretos Produtores, o curta é um dos vídeos do terceiro e último bloco de material audiovisual da mostra Olhares sobre a Covid-19, uma iniciativa da VideoSaúde, distribuidora audiovisual da Fiocruz.
Este último conjunto conta com 55 vídeos, entre filmes de ficção, documentários, entrevistas e episódios da série Covid-19 Divulgação Científica, ação de comunicação e saúde realizada pela Fiocruz. A mostra Olhares sobre a Covid-19 reúne 135 registros audiovisuais, disponibilizados ao público em três blocos. O material produzido por realizadores profissionais e amadores de diferentes regiões do Brasil revela os desafios na rotina e nos sonhos de brasileiros de diferentes idades durante a pandemia. Ao todo, foram mais de 180 inscritos via uma chamada pública.
“Desde o início, o objetivo da mostra foi montar um banco audiovisual público com produções variadas contendo experiências, estratégias, planejamentos, trabalho e sentimentos dos realizadores, representados por toda sociedade. Como as pessoas, profissionais e instituições estavam sentindo e se organizando para enfrentar a pandemia”, conta Cláudia Lima, coordenadora da Olhares sobre a Covid-19.
Um olhar para a deficiência
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12) vale destacar as produções Carta às meninas e meninos e Dicas culturais da Mari. O primeiro vídeo é uma contação de histórias sobre angústias e dúvidas de crianças a respeito da Covid-19, produzido por uma contadora surda. No segundo, a jovem Mariana, bolsista surda do Museu da Vida da Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, apresenta dicas de filmes para a comunidade surda.
O terceiro bloco da mostra Olhares sobre a Covid-19 conta com 34 títulos com recursos de acessibilidade com legendas em texto e inclusão de intérprete de Libras. Para assisti-los, basta ativar o filtro Recursos de Acessibilidade na página da mostra. “Mais de 50% dos vídeos possui algum recurso de acessibilidade. Cada um com sua experiência e especificidade, contribuindo para a diversidade de olhares”, destaca Cláudia, que reforça a importância da variedade de temas, linguagens, duração e formatos das produções audiovisuais que contemplam a mostra online.
Juventude em cena
Entre as 55 produções audiovisuais do terceiro bloco da Olhares sobre a Covid-19 pode-se destacar a de jovens realizadores, que revelam parte dos sentimentos e aflições que estão enfrentando durante a pandemia da Covid-19. Em Enclausura a autora Airí Assunção nos convida a entrar em seu universo. O filme é um diário visual experimental sobre o isolamento e seus desdobramentos emocional e psicológico, revelando sentimentos de repetição do cotidiano, clausura, delírios e devaneios.
A Máscara, do realizador Ricardo França, traz um depoimento poético sobre o confinamento num vídeo em preto e branco. O curta revela sentimentos conflitantes na vida desses jovens como saber que é para o “bem coletivo a minha solidão”, mas há um em suas palavras um desejo evidente pela volta da normalidade: “Quero que alguém me sirva esperança em meio a tudo isso, em meio a esse caos”.
O professor Gregório Albuquerque e seus ex-alunos de audiovisual da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) se encontraram remotamente durante a pandemia e produziram o curta Audiovisual em casa. Com pouco mais de 13 minutos de duração, o vídeo traz diversos olhares sobre a quarentena, com imagens que constroem uma memória coletiva sobre o período.
Acervo VídeoSaúde
A VideoSaúde conta com mais de 8 mil produções em seu acervo, um dos principais repositórios audiovisuais sobre saúde e ciência do país. Também produz e distribui filmes e vídeos próprios, que estão disponíveis em acesso aberto, no Portal Fiocruz. Para assistir, basta acessar a área de audiovisual do Portal Fiocruz e buscar pela tag #OlharesSobreaCovid19. A diversidade é uma das marcas da mostra.
Veja aqui a relação dos vídeos disponíveis na mostra.