VideoSaúde faz chamada para acervo 'Olhares sobre a Covid-19'

Publicado em - Atualizado em
Icict/Fiocruz
Compartilhar:
X

Polo de guarda e preservação, produção, distribuição e veiculação de audiovisuais, a VideoSaúde, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), convida produtores, comunicadores, mobilizadores e movimentos sociais, profissionais de saúde e ciência, coletivos, institutos de pesquisa e universidades, para encaminharem filmes e vídeos para comporem o acervo Olhares sobre a Covid-19.

O objetivo da Fiocruz é montar um banco audiovisual público com diferentes histórias e narrativas envolvendo a doença e seus contextos, captando distintas visões e experiências sobre os impactos do novo coronavírus na vida das pesso as, cida des, ambiente s de trabalho, bairros, cidades, ruas, residências, laboratórios, comunidades e instituições.

No projeto Olhares sobre a Covid-19 serão aceitos vídeos de curta, média e longa duração, captados em equipamentos profissionais ou celulares. Em diferentes gêneros e linguagens. O que conta são as histórias e as narrativas. A proposta da iniciativa é a composição de um grande painel audiovisual, plural, que retrate memórias, visões, depoimentos e distintas formas de contar histórias e estórias e sirvam para ampliar o debate e a comunicação pública sobre saúde e ciência e suas determinações sociais. É ainda criar um espaço de representação da vida social coletiva a partir do audiovisual – entendendo-o como um campo estratégico e participativo que permite que diferentes vozes e olhare s sejam captados, ouvidos e capilarizados.

Os vídeos e filmes passarão a compor o acervo público da VideoSaúde/Fiocruz para exibições em canais de televisão, internet e meios digitais, em ações de educação e ensino, mobilização social e cidadania, em mostras e festivais organizados pela instituição. A VideoSaúde conta com mais de 8 mil produções em seu acervo de filmes e vídeos, constituindo um dos principais e mais diversificados repositórios audiovisuais sobre saúde e ciência do pais. Produz e distribui filmes e vídeos, veicula programas em canais de televisão de todo Brasil, organiza mostras audiovisuais e desenvolve ações de educação.   

O prazo de inscrição é até 31 de julho de 2020. Confira aqui o regulamento completo e a ficha de inscrição (formulário online).