Início do conteúdo

09/09/2020

Amamentação e parto em tempos de novo coronavírus é tema do Sala de Convidados do Canal Saúde (10/9)

Canal Saúde


Não bastasse a preocupação de uma pessoa com ela mesma diante da pandemia de Covid-19, o que pode ser dito sobre mulheres grávidas e lactantes nesse cenário? A preocupação, no mínimo, dobra e se acumula com as demais apreensões, naturais de uma gestação e da perspectiva de cuidado de um recém-nascido.

Apesar de o momento da saúde global ser de grande atenção e cuidado, evidências demonstraram que o bebê pode ser protegido da contaminação pelo novo coronavírus durante o parto e quando amamentado, mesmo que a mãe tenha testado positivo para a Covid-19. O protocolo é o mesmo em relação à higienização e ao uso de máscara durante o aleitamento e ao distanciamento do bebê quando não for alimentá-lo. As maternidades também estão com protocolos rígidos para proteger a gestante e o parto. Mulheres que têm suspeita ou confirmação de contaminação são separadas das demais, além do fluxo de pessoas na maternidade estar reduzido e os equipamentos de proteção individual redobrados.

As reportagens do Sala de Convidados do Canal Saúde irão abordar pesquisas e dados obtidos, em cerca de seis meses de pandemia, sobre os riscos e cuidados com as mães e os bebês; incentivar a amamentação a partir de evidências de que o vírus não tem relação com o leite materno; e trazer um apelo à manutenção da doação de leite para elevar o estoque dos bancos de leite humano, que tiveram baixa registrada nos primeiros quatro meses de pandemia. Além de entrevistas com profissionais de saúde nas matérias, o programa terá especialistas a distância, ao vivo, nesta quinta-feira (10/9), das 11h às 12h, para debater o assunto e tirar todas as dúvidas dos espectadores.  

Saiba mais aqui

Voltar ao topo Voltar