Início do conteúdo

24/08/2018

Biblioteca da Fiocruz Brasília amplia serviços ao cidadão

Gabriel Ellan Lobato (Fiocruz Brasília)


A Biblioteca da Fiocruz Brasília conta com um acervo de 1.644 itens, organizados em: Acervo Geral, Coleção obras de referências (dicionários, catálogos, relatórios), Literatura Cinzenta (trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações) e Multimídia (CDs e DVDs). Os temas concentram-se nas seguintes áreas: Direito Sanitário, Alimentação e Nutrição, Saúde do Trabalhador, Educação e Saúde e Epidemiologia.

Os usuários, porém, podem acessar muito mais que o material que está fisicamente nas dependências da Escola Fiocruz de Governo (EFG), graças a um serviço de empréstimo entre bibliotecas. Quando o título buscado não está disponível na Fiocruz Brasília, a equipe da Biblioteca da instituição realiza um levantamento em todo o Brasil para saber em qual acervo existe o título solicitado pelo usuário. “Esse é um trabalho de Indiana Jones, pois não sabemos nem se aquele título existe”, brinca a servidora pública Vanessa Neunzig, que é bibliotecária na fundação desde 2006. Quando o material é localizado, independentemente de a instituição ter convênio ou não com a biblioteca, é feita uma negociação para viabilizar o empréstimo.

Além disso, a Biblioteca da Fiocruz Brasília é, segundo Vanessa, a única na região Centro-Oeste que utiliza a base de dados internacional Embase, produzida pela Elsevier, considerada maior editora de literatura médica e científica do mundo. Isso possibilita que os usuários da biblioteca acessem mais de 20 milhões de registros indexados em mais de 7 mil revistas cientificas, gratuitamente. Ela oferece acesso a periódicos que não estão disponíveis em bases gratuitas, como a Pubmed/Medline. Essas consultas às bases de dados têm que ser feitas na biblioteca, mas o usuário pode baixar os artigos, enviando para o seu pen-drive ou e-mail. 

Leia mais no site da Fiocruz Brasília

Voltar ao topo Voltar