09/07/2024
Quais os impactos do desenvolvimento e inclusão das novas tecnologias digitais na saúde pública? Com o objetivo de aprofundar o debate em torno do tema e discutir como se deve dar a incorporação das inovações tecnológicas, de forma a garantir o acesso universal à saúde da população brasileira e contribuir para a sustentabilidade e resiliência do SUS, o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz) dará início ao ciclo de webinários Transformação Digital na Saúde Pública. Cada episódio terá duração de uma hora e meia, com transmissão online pelo canal da Vídeo Saúde. O público poderá participar com comentários e perguntas enviadas por meio do chat. O primeiro webinário será realizado no dia 23 de julho e terá como tema a Vigilância epidemiológica digital, sob a coordenação do professor Manoel Barral, Netto pesquisador do CEE/Fiocruz e da Fiocruz Bahia.
A proposta do primeiro evento da série é trazer à pauta temas como a contribuição dessas novas tecnologias digitais, baseadas no uso da inteligência artificial e de grandes bases de dados, na preparação para novas endemias. Assim, serão discutidos, por exemplo, seus usos para gerar alertas e apoiar a preparação dos serviços de saúde no enfrentamento dessas novas doenças, aprimorando com isso a resiliência do Sistema Único de Saúde.
Ao longo dos eventos estarão em debate também o uso das tecnologias digitais no enfrentamento das doenças em populações negligenciadas por meio da criação de modelos de inteligência artificial voltados a desenvolver novos medicamentos direcionados a essas enfermidades; o uso da medicina de precisão e sua contribuição para o desenho de estratégias mais eficazes para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, de acordo com as necessidades de grupos bem definidos da população; plataformas e aplicativos mais adequados para garantir o acesso de toda a população brasileira a serviços de qualidade, da atenção primária à alta complexidade, por meio de teleconsultas e monitoramento das condições de saúde dos indivíduos; e a garantia da segurança e da privacidade das informações em saúde dos usuários, sendo o SUS um gigantesco e rico banco de dados. Além do emprego das novas tecnologias digitais nos cuidados à saúde, na vigilância epidemiológica e na resiliência do SUS, serão abordados como o subsistema de informação e conectividade do Complexo Econômico Industrial da Saúde subsidia a troca de informações entre a política de saúde e a política industrial, de modo a fortalecer a autonomia e o desenvolvimento nacional.
Os temas a serem trazidos ao debate voltam-se a entender o profundo processo de mudança que altera padrões na atenção à saúde e nos aspectos produtivos, tecnológicos e de geração de conhecimentos, no contexto atual da Quarta Revolução Industrial. Como explicam os pesquisadores da Fiocruz Manoel Barral Netto e Carlos Gadelha, esse último, secretário de Ciência ,Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (Sectics/MS): “Essas mudanças trazem consigo enormes desafios, tanto para a inserção dos países na nova configuração global do conhecimento quanto para as condições sociais da população referentes à equidade e ao acesso aos bens de natureza pública como a saúde”.
Série de Webinários Transformação Digital na Saúde Pública
Estreia: 23/7/2023
Tema: Vigilância epidemiológica digital
Transmissão: canal da Vídeo Saúde Distribuidora
Informações: cee@fiocruz.br e 21 38829134