O objetivo do evento, realizado pela Fiocruz, é promover discussões sobre perspectivas e novas visões sobre a educação na sociedade contemporânea, tendo como foco projetos educacionais inovadores. O seminário é aberto a educadores, pesquisadores e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seminarioeducacao.fiocruz.br
Durante os três dias do seminário, além das duas conferências, haverá debates em mesas-redondas, mostras de experiências inovadoras bem-sucedidas e rodas de conversa.
Leia entrevistas com palestrantes do evento:
Professor da USP destaca projetos educacionais inovadores no Brasil e no mundo
José Moran participará da mesa-redonda Projetos inovadores com metodologias ativas em cursos presenciais e online, na quarta-feira (26/08), às 9h. Em entrevista, o professor afirma que as instituições educacionais que mostram novos caminhos estão, progressivamente, apostando em currículos mais flexíveis.
Palestrante defende defende para o Brasil modelos de universidades descentralizados
Em entrevista, Luiz Bevilacqua, que participará da mesa-redonda Projetos Educacionais Inovadores e abordará O futuro das universidades: aprendizagem, convergência interdisciplinar e qualidade, às 9h de quarta-feira (26/8), afirma que “seria melhor para o Brasil se as universidades fossem todas estaduais”.
Professor analisa relação entre a neurociência e a educação
Conferencista Roberto Lent, chefe do Laboratório de Neuroplasticidade da UFRJ, que participará da mesa-redonda Como formar profissionais para a ciência comprometidos com a qualidade, o pensamento crítico e a inovação, às 14h de quarta-feira (26/8), fala sobre como o cérebro pode ser usado em prol da educação.
Tecnologia a favor da educação é tendência para o futuro, afirma professor da USP
Chao Lung Wen, que participará da mesa-redonda Projetos Educacionais Inovadores com a palestra Tecnologia e educação 3.0. O salto para o futuro da aprendizagem ativa: tecnologia integrando-se, proporcionando maior capacidade de aprendizagem aos alunos, às 9h de quarta-feira (26/8), fala sobre a estrutura das salas de aula do futuro, o destino dos livros impresso e o uso das redes sociais
Pesquisador Issac Roitman (UnB) analisa desafios e rumos para a educação no país
Em breve entrevista, o pesquisador Isaac Roitman adianta alguns dos aspectos que irá abordar durante sua palestra, intitulada Educação: para onde vamos?, na mesa-redonda Como formar profissionais para a ciência comprometidos com a qualidade, o pensamento crítico e a inovação, às 14h de quarta-feira (26/8)
Confira também a programação completa do seminário no site oficial do evento.