08/03/2024
A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) e o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da instituição apresentam a agenda institucional para celebrar o Dia Internacional da Mulher, reunindo atividades desenvolvidas pelas unidades, escritórios e outros setores ao longo do mês para marcar o 8 de março. A mobilização representa o compromisso da Fundação com a promoção da equidade de gênero, a valorização das mulheres e a luta contra as diversas formas de discriminação e violências.
A divulgação da agenda evidencia a atuação da Fiocruz diante de pautas pelos direitos das mulheres, e visa chamar a atenção sobre a importância do mês de março para reconhecer as conquistas e os desafios enfrentados pelas mulheres. Ao mesmo tempo, reforça a presença das mulheres no cotidiano de trabalho da Fundação como fundamental, criando espaços de diálogo e reflexão sobre as desigualdades de gênero que ainda persistem na instituição e na sociedade amplamente.
Trabalhadoras da Fiocruz em frente ao Castelo Mourisco da Fundação no Rio de Janeiro (foto: Rômulo Lima). Confira galeria de fotos completa na lateral direita do site.
Coordenadora do eixo de Gênero da Cedipa, Marina Maria destacou a importância da coletividade para a consolidação de uma agenda institucional mais efetiva diante das desigualdades de gênero. “Temos buscado, pelo Comitê e pela Cedipa, fortalecer a construção de processos participativos para encarar as iniquidades com base em gênero na nossa instituição, sobretudo diante das situações de violência e sofrimento vivenciadas pelas mulheres, em sua pluralidade. Mobilizar as unidades e escritórios para organizar ações, assim como reunir e divulgar de forma integrada essas iniciativas, é possível a partir de construções coletivas. Que geraram, por exemplo, a nossa Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero da Fiocruz e seguirão impulsionando mudanças urgentes para nós, mulheres, independentemente dos nossos vínculos institucionais”, ressalta Marina.
A Fiocruz tem um compromisso político com as pautas de enfrentamento às desigualdades de gênero, reconhecendo a defesa dos direitos das mulheres como fundamental, conforme reforçado na Política de Equidade.
Veja a seguir a programação de atividades organizadas pela Presidência, unidades e escritórios da Fiocruz, assim como para outros setores, visando aumentar a representatividade das mulheres:
Programação
Dia: 4 a 10 de março
Evento: Promoção de livros com temas relacionadas à saúde da mulher.
Local: Presencial na Livraria Editora Fiocruz ou pelo site da editora.
Realização: Editora Fiocruz.
Dia: 8 de março
Evento: Roda de conversa Fiocruz pela equidade de gênero: mulheres nos espaços de poder institucional.
Horário: 10h.
Local: Auditório do Museu da Vida, campus Manguinhos.
Transmissão: canal da Fiocruz no YouTube.
Realização: Gabinete da Presidência, com apoio da Cogepe e Cedipa.
Dia: 13 de março
Evento: Caminhada Circuito Saudável pela Dia Internacional da Mulher.
Horário: 8h30.
Local: Castelo Mourisco.
Realização: Cogepe e Fiocruz Saudável.
18 de Março
Celebração do Dia da Mulher no Instituto Fernandes Figueira (IFF).
Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO), Anfiteatro A.
Programação:
9h - Recepção;
9h30 - Abertura;
10h - Homenagens;
12h - Cantoria no pátio.