Início do conteúdo

13/09/2017

Editora Fiocruz lança coletânea sobre armazenamento e distribuição de vacinas

Fernanda Marques (Editora Fiocruz)


Ir a uma sala das mais de 35 mil salas de imunização do SUS para receber uma dose de vacina é uma ação de fundamental importância para a saúde. Para que ela aconteça, existe um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição - denominado rede de frio - que garante a qualidade das vacinas que chegam às diversas salas de imunização do país. O adequado funcionamento dessa rede requer profissionais que conheçam não só as vacinas (os imunobiológicos), mas também sua guarda e manuseio, a organização do sistema de vigilância e a estruturação dos serviços de saúde, entre outros conhecimentos técnicos atualizados. Contribuir para a formação desses profissionais é o objetivo do volume Rede de Frio: fundamentos para a compreensão do trabalho, lançamento da Editora Fiocruz em coedição com a Educação a Distância (EAD/Ensp/Fiocruz).  

"O livro tem como objetivo proporcionar reflexões sobre conceitos e/ou práticas cotidianas inerentes aos serviços de saúde, no campo da rede de frio de imunobiológicos, instrumentalizando os profissionais com novos saberes e visão crítica no exercício de suas atividades", afirmam as organizadoras da coletânea, Marileide do Nascimento Silva, docente da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Regina Fernandes Flauzino, professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Grácia Maria de Miranda Gondim, pesquisadora da EPSJV.

De acordo com as organizadores e autores do livro, para a formação de profissionais de saúde atuantes na rede de frio, o caminho passa por diferentes campos de conhecimento, numa estratégica que estabelece as conexões entre esses campos e entre eles a atuação do SUS, na teoria e na prática. A coletânea percorre esse caminho por meio de capítulos que abordam os conceitos de saúde e doença, as políticas públicas de saúde, a vigilância em saúde, a epidemiologia, os indicadores de saúde, os sistemas de informação em saúde, a história das vacinas e noções sobre o sistema imunológico, entre outros temas. Ao longo de todo o volume, os autores ressaltam o papel dos trabalhadores da rede de frio como integrantes do SUS, demonstrando como a atuação desses profissionais é significativa para a manutenção e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde junto aos usuários. 

Os imunobiológicos exercem importante contribuição para o quadro da saúde pública mundial, pois são essenciais para controle, eliminação e até erradicação de algumas doenças transmissíveis, como ocorreu com a varíola e a poliomielite. Entretanto, para o enfrentamento das doenças, as vacinas e a vacinação não são os únicos elementos necessários. Elas compõem um conjunto de medidas que inclui também: um rígido controle dos imunobiológicos em toda a cadeia de produção e na rede de frio; as notificações e os mecanismos de monitoramento da ocorrência de casos dessas doenças; as políticas púbicas voltadas para agir sobre os determinantes das doenças; e o desenvolvimento científico e tecnológico. 

É essa visão integral e interdisciplinar que o livro Rede de Frio: fundamentos para a compreensão do trabalho oferece aos leitores. Por meio dos temas abordados, os profissionais poderão compreender a importância da vigilância em saúde e da integralidade do cuidado que esta propõe, refletindo sobre sua prática e percebendo-se como parte integrante desse processo. Os conhecimentos discutidos no livro podem auxiliá-los em uma ampla atuação, conscientes de seu papel na rede básica e no SUS, não somente como profissionais, mas como cidadãos.

Voltar ao topo Voltar