Início do conteúdo

13/04/2016

Ensp/Fiocruz promove seminário sobre gênero, sexualidade e direitos humanos

Informe Ensp


Para discutir questões que abrangem debates de gênero e sexualidade, além de buscar traçar, de modo conjunto, um panorama da luta pela garantia de direitos humanos, o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), promove o 4º Seminário sobre Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, com o tema Diálogos Dissidentes: Pelo Direito de Ser. O evento ocorre nos dias 18 e 19 de abril, no Salão Internacional da Ensp/Fiocruz, no Rio de Janeiro, e contará com professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e outros atores sociais envolvidos com a temática do evento. Entre os nomes já confirmados, estão a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino, o pesquisador Sérgio Carrara, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj0, e Leonardo Pessanha, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades.

Coordenadora do curso Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, Vera Marques enfatiza: “Considerando um cenário de altíssimo índice de violência contra as mulheres e pessoas LGBT no Brasil e de grandes desafios para o reconhecimento dos direitos dessas minorias, o evento proposto tem sua relevância, pois objetiva dar visibilidade a essa dura realidade a partir da fala dos próprios sujeitos envolvidos. Espera-se que o evento, tal como foi concebido e organizado, seja terreno profícuo para a articulação de conhecimentos que promovam uma agenda de direitos humanos mais inclusiva.”

O 4º Seminário conta com apoio do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/Ensp). Por meio de palestras, mesas de debate e rodas de conversa, os participantes vão se aprofundar nos assuntos propostos no seminário, que traz também momentos de integração e atividades culturais e artísticas. São abordados temas como “luta das mulheres”, “violência contra pessoas LGBT” e “direitos humanos para quem?”.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e tem o objetivo de reunir estudantes, acadêmicos, ativistas e pessoas interessadas na construção de um cenário em que a ampliação de direitos e respeito por minorias seja o foco. O credenciamento dos participantes será feito nos dias de atividade, meia hora antes do início do seminário.

Saiba mais sobre o evento aqui

Voltar ao topo Voltar