Início do conteúdo

13/12/2013

Experimentação Animal

Ética e experimentação: um debate em aberto


Quais os limites éticos da ciência com relação à experimentação animal? Se, por um lado, muitos entendem que o argumento científico esbarra em limites éticos sérios e não pode ser usado justificar a experimentação animal, por outro, a comunidade científica argumenta que ainda não tem uma solução para substituir todos os modelos de experimentação animal e que sem o uso de animais em laboratório haveria uma perda drástica de qualidade de vida para o ser humano.

Para contribuir com o debate, a Agência Fiocruz de Notícias convidou o doutor em Filosofia (PUCRS) e membro do Oxford Centre for Animal Ethics, Carlos Naconecy, e o diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino, e seu vice-diretor, Hugo Caire de Castro Faria Neto, para responder à seguinte questão: Experimentação animal: como você avalia esta prática no Brasil e quais o seus limites éticos? Esta seção do Especial está aberta a comentários. Contribua e expresse também a sua opinião.

Experimentação animal: como você avalia esta prática no Brasil e quais o seus limites éticos?

Por Carlos Naconecy, filósofo (UFRGS) e doutor em Filosofia (PUCRS). Foi pesquisador visitante em Ética Animal na Universidade de Cambridge, Inglaterra. É membro do Oxford Centre for Animal Ethics. Dentre outras publicações, é autor do livro Ética & Animais, edipurs, 2006.

=> "No que se refere à experimentação animal, o Brasil tem sido levado pelos mesmos ventos que sopram atualmente em alguns dos países do chamado Primeiro Mundo. Devido à atuação de grupos de pressão externos e internos, ou seja, tanto por parte da sociedade civil como da própria comunidade científica, alguns setores que pesquisam com animais estão começando a ter que prestar contas a respeito da sua razão de ser. Em duas áreas em particular, já há um certo entendimento de que muita coisa pode ser modificada, ainda que isso ocorra a passos lentos." Leia mais...

Por Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e Hugo Caire de Castro Faria Neto, vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC/Fiocruz.

=> "Um mundo em que o uso de animais para a experimentação científica não seja necessário. Quem não gostaria de viver em um mundo assim? Apesar de grandes expectativas neste sentido, infelizmente não é esta a situação da ciência na atualidade. Desde que pautada na ética, no bem-estar e no rígido controle sobre sua utilização, a experimentação animal no campo da saúde permanece imprescindível para a descoberta de novos medicamentos, vacinas e tratamentos para doenças." Leia mais...

Comentários

Parabéns à Fiocruz pela iniciativa desse especial. Ainda temos muito o que avançar como sociedade e não podemos fugir desse debate.
todo ser normal não gosta de sentir dor. o animal é um ser normal e indefeso! A grandeza ou o valor da ética está em proteger quem não pode defender-se por meios próprios, os vulnerados. Se anestesia tirasse a dor, os drogados seriam felizes. Bom é viver sem sentir dor, a minha e de qualquer ser sensível à dor.

Comentar

Voltar ao topo Voltar