Início do conteúdo

22/11/2016

Fiocruz Amazonas articula implementação de novo curso sobre atenção básica e vigilância em saúde

Marlúcia Seixas (Fiocruz Amazonas)


A implantação de um novo curso lato sensu voltado para a atenção básica e vigilância em saúde no Amazonas, a ser realizado na Região do Alto Solimões, é o que está sendo articulado pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), através de seus gestores e equipes.

“Estamos num processo gestacional de elaboração desse curso, a ser realizado possivelmente em Tabatinga, por isso chamamos a FVS e o Cosems para ouvir de seus representantes quais são as necessidades nas áreas de atenção básica e de vigilância em saúde, e assim possamos elaborar um curso voltado para as demandas em saúde, no Estado”, esclareceu Sérgio Bessa Luz, diretor da Fiocruz Amazonas.

Januário da Cunha Neto, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), também defende a realização do curso no Alto Solimões, por esta região apresentar caracteres epidemiológicos que justificam essa formação, bem como pelas questões fronteiriças internacionais, indígenas e de localidade. “A interiorização vai ajudar no processo de construção do conhecimento das pessoas que estão na ponta”, argumentou.

Para a implantação do novo curso estão sendo buscadas parcerias estratégicas. “Esta não é a primeira vez que a Fiocruz Amazonas promove cursos de especialização no interior do Amazonas, mas neste novo curso vamos tentar aproximar ao máximo a atenção básica do serviço de vigilância, bem como voltar seu conteúdo para as necessidades da região. Outra novidade é que ele será ministrado e formatado por pessoas daqui”, finalizou Sérgio Luz.

Voltar ao topo Voltar