Início do conteúdo

22/11/2017

Fiocruz apresenta obra de Polo Tecnológico em Rondônia

Alexandre Almeida (Fiocruz Rondônia)


A Fiocruz Rondônia, em parceria com o Governo de Rondônia, realizou na manhã desta terça-feira (21/11), a apresentação da obra do Polo de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento e Difusão em Saúde do Estado de Rondônia. O evento foi realizado no auditório da Embrapa Rondônia.

A solenidade contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima (foto: Alexandre Almeida, Fiocruz Rondônia)

 

A instalação do Polo Tecnológico de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento e Difusão em Saúde consolidará a posição da Fiocruz no desenvolvimento de pesquisas, conhecimento técnico e científico, e inovação voltadas para as especificidades da Região Amazônica, com a parceria e integração da Fiocruz Rondônia, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto de Pesquisa e Patologias Tropicais (Ipepatro) e Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), visando potencializar o uso de recursos e os resultados obtidos.

A solenidade contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima; do governador de Rondônia, Confúcio Moura; do Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, Deputado Estadual Só na Bença; do reitor da Unir, Ari Miguel Ott; do diretor do Cepem e do Ipepatro, Mauro Tada; da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia, Francisco Élder de Oliveira; além do representante da Embrapa Rondônia, Alexsandro Lara.

Durante o ato, a presidente Nísia destacou o trabalho desenvolvido em Rondônia. “É uma honra estar presente nesta apresentação da obra do Polo. É um sonho do professor Luiz Hildebrando, Rodrigo Stabeli e do Ricardo (de Godoi, diretor da Fiocruz Rondônia) que está se tornando realidade. Isso é possível pela determinação da Fiocruz em parceria com o Governo de Rondônia, Embrapa e Unir, pois só uma visão integrada nos faz avançar. O desenvolvimento de um país passa pela ciência e pela educação para a saúde da população”, ressaltou.

Já o governador de Rondônia, Confúcio Moura, defendeu a atuação das instituições de pesquisa no Estado. “Será fantástico para nosso estado poder contar com uma obra do Niemeyer em nosso estado. Sou um defensor da Embrapa e da Fiocruz, pois elas são importantíssimas para a redução das iniquidades na Amazônia”, frisou.

Em uma área com 55 mil m², o terreno está localizado na BR-364 sentido Cuiabá (ao lado da Embrapa), em um terreno cedido pela Unir, mediante contrato de cessão celebrado em 2013. O Polo Tecnológico terá área total construída estimada em mais de 17.500 m², concretizando um sonho do pesquisador e idealizador do empreendimento, Luiz Hidelbrando Pereira da Silva, que faleceu em 2014. A obra do prédio Finep, apresentada nesta terça-feira (21/11), abrigará a gestão administrativa, três laboratórios multiuso e o biotério, além de salas de aula e biblioteca para o ensino.

Ao final do evento foram entregues homenagens as pessoas que contribuíram para a construção da obra do Polo de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento e Difusão em Saúde do Estado de Rondônia. Dentre os homenageados estavam: Nisia Trindade Lima, Ricardo de Godoi, Rodrigo Stabeli, Mauro Tada, Ari Miguel Ott, Confúcio Moura, George Braga e Cleuzenir Araújo (representando o professor Luiz Hildebrando).

Voltar ao topo Voltar