14/02/2017
Antonio Fuchs e Juana Portugal (INI/Fiocruz)
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), através do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids (LaPClin-Aids), é responsável pela coordenação brasileira do primeiro estudo mundial para avaliar a utilização de um novo tipo de anticorpo na prevenção do HIV. Denominado A.M.P. (Anticorpos Mediando Prevenção), o estudo prevê a participação de 2700 voluntários nas Américas do Norte e do Sul e 1500 na África Subsaariana. No Brasil, o A.M.P. será realizado apenas no Rio de Janeiro, no LaPClin-Aids, onde 100 voluntários serão acompanhados. O A.M.P. consiste na infusão, de forma intravenosa, do anticorpo desenvolvido em laboratório VRC01, que vem demonstrando a capacidade de combater cerca de 90% dos subtipos de HIV.
Além de saber se o VRC01 pode prevenir o HIV, o estudo também tem como objetivo descobrir qual é a dose necessária e avaliar se o seu uso é seguro e tolerável. Espera-se também com o estudo produza o conhecimento necessário para o futuro desenvolvimento de uma vacina segura e efetiva contra o HIV. O A.M.P. foi desenvolvido por dois grupos, o HIV Vaccine Trials Network (HVTN) e o HIV Prevention Trials Network (HPTN), em parceria com centros de pesquisa dos países onde o estudo será realizado.
“No momento estamos recrutando os voluntários para a pesquisa. Pessoas saudáveis, entre 18 a 50 anos e que se identifiquem como gays, bissexuais, travestis, mulheres ou homens transexuais podem participar. O participante virá até a clínica cerca de uma vez a cada quatro semanas para exames e consultas e receberá uma infusão do VRC01 a cada oito semanas. O estudo tem duração de aproximadamente dois anos e deverá começar na primeira semana de março”, explicou a coordenadora do projeto, Brenda Hoagland.
Ao integrar o estudo, o voluntário receberá aconselhamento e testagem regular do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), assim como tratamento específico para aquelas que forem diagnosticadas. Serão fornecidas informações sobre as indicações do uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP), além de preservativos e lubrificantes.
Os interessados em candidatar-se a participar do A.M.P. podem entrar em contato através dos telefones 9090 2260-6700 (gratuito) ou 3865-9659, pelo e-mail: ampfiocruz@gmail.com ou através da página do projeto no Facebook: @ampfiocruz.