Início do conteúdo

15/08/2017

Fiocruz Mata Atlântica recebe estação meteorológica

Kath Lousada (Fiocruz Mata Atlântica)


A Fiocruz firmou Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a instalação de uma base meteorológica no Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA). As etapas do processo foram concluídas com sucesso e, desde a última sexta-feira (11/8), os dados meteorológicos coletados pela estrutura eletrônica integrada à Rede Nacional de Estações Meteorológicas do Inmet já podem ser consultados, em tempo real, no portal do Instituto.  

As informações da estação meteorológica podem ser acessadas gratuitamente (foto: Kath Lousada)

 

De acordo com Gilson Antunes, coordenador executivo do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica, além de ampliar a cobertura da região de Jacarepaguá, esta parceria “visa fornecer dados tanto para as pesquisas em biodiversidade e saúde desenvolvidas na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, como para o gerenciamento de riscos em desastres ambientais na região, auxiliando na tomada de decisão durante a ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos que afetem diretamente a vida da população do entorno”.

A estação meteorológica instalada no CFMA coleta, minuto a minuto, informações como temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade de ventos, radiação solar entre outros da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet em Brasília. O conjunto de dados recebidos é validado por meio de um controle de qualidade armazenado em um banco de dados.

As informações desta estação meteorológica podem ser acessadas gratuitamente aqui. No menu Estação e Dados, clicar em Dados Meteorológicos – Estações Automáticas e selecionar a opção Estação Rio de Janeiro – Jacarepaguá.

Voltar ao topo Voltar