Início do conteúdo

09/04/2020

Fiocruz Minas vai atuar no diagnóstico de Covid-19

Fiocruz Minas


A partir da próxima segunda-feira (13/4), a Fiocruz Minas dará início aos testes para diagnóstico laboratorial de Covid-19. Por meio de uma parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), laboratório do estado responsável pelo diagnóstico da doença, a Fiocruz Minas passará a realizar os testes nas amostras dos casos suspeitos de infecção por novo coronavírus.

“A ideia é que a Fiocruz funcione como uma “extensão” da Funed. Além da Fundação, fazem parte dessa iniciativa o Hemominas, o Lanagro, o Nupad. Vamos atuar como colaboradores, no sentido de unir esforços para que os resultados possam sair mais rapidamente”, destaca a diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta.

Para fazer os testes, a unidade receberá o RNA viral. O diagnóstico será feito por meio da metodologia PCR em tempo real, teste molecular recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a detecção de novo coronavírus.

“Já a partir da próxima semana, teremos condições de realizar até 200 testes por dia e, quando todos os equipamentos estiverem funcionando, teremos condições de fazer entre 350 e 400 testes. O resultado será fornecido para a Funed em, no máximo, 24 horas”, explica o vice-diretor de Pesquisas da Fiocruz Minas, Carlos Eduardo Calzavara.

Força-tarefa

Para colocar a estrutura da Fiocruz pronta para auxiliar a Funed e, consequentemente o estado de Minas Gerais e sua população, a unidade desenvolveu uma série de ações. Para isso, criou um grupo de trabalho, formado pelos pesquisadores Pedro Augusto Alves e Taís Nóbrega de Souza, além do vice-diretor de Pesquisas, Carlos Eduardo Calzavara; da vice-diretora de Educação, Comunicação e Informação, Cristiana Brito; e da coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Ivanete Milagres.

Coube a esse grupo formatar e executar todas as ações necessárias para que a Fiocruz Minas pudesse auxiliar no diagnóstico da Covid-19. Dentre tais ações, o grupo selecionou profissionais e pós-graduandos da unidade que se voluntariaram para compor a equipe que fará os diagnósticos. Ao todo, foram recebidas 41 inscrições.

“Do total de inscritos, 36 estavam aptos para atuar. Assim, tendo como critério a experiência pregressa, selecionamos 25 pessoas. Ainda nesta semana, elas passarão por treinamento e, a partir de segunda-feira, começam a trabalhar nos testes”, afirma o vice de Pesquisas.

Para esta atividade, serão usadas três áreas da unidade. Assim, ao chegarem da Funed, as amostras serão preparadas em áreas ocupadas pelo Grupo de Pesquisa em Imunologia Celular e Molecular e pelo Grupo de Pesquisa em Imunologia das Doenças Virais, onde prepara-se o RNA para as reações de PCR. A última etapa acontece na Plataforma de PCR, onde se finaliza o processo, fazendo o diagnóstico.

“Para essa operação, temos recebido o apoio de todos os colegas da unidade, que, a todo momento, disponibilizam materiais, insumos, equipamentos, doações em dinheiro, enfim, tudo para que a gente consiga cumprir nossa missão de auxiliar no enfrentamento da pandemia”, destaca Calzavara.

“Sem dúvida, tem sido um processo muito dinâmico e bonito, em que todos estão participando ativamente”, completa a diretora, Zélia Profeta.

Voltar ao topo Voltar