Início do conteúdo

19/07/2016

Fiocruz oferece vagas de doutorado em Ciências em Manaus

IOC/Fiocruz


Até o dia 22 julho estarão abertas as inscrições para o Programa de Doutorado em Ciências – Cooperação IOC / Fiocruz Amazonas, um consórcio entre os programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas). O objetivo da iniciativa é incrementar a oferta de oportunidades de formação em pesquisa em saúde na região Norte. Cinco programas de Pós-graduação do IOC estão envolvidos na parceria: Biologia Celular e Molecular, Biodiversidade e Saúde, Biologia Parasitária, Biologia Computacional e Sistemas e Medicina Tropical. O curso é voltado para portadores de diploma de mestrado (ou equivalente) com interesse em conduzir pesquisas em áreas específicas e em atuar como docente no ensino superior e na pós-graduação Lato e Stricto sensu, estando comprometidos com uma visão contemporânea da temática regional, nacional e internacional na área das ciências biológicas, biomédicas, da saúde e afins. Confira a chamada de seleção e o regulamento.

“A grande importância deste programa de doutorado é juntar esforços para qualificar recursos humanos, que é uma grande necessidade da região e, inclusive, na unidade da Fiocruz Amazonas”, disse o diretor da unidade, Sérgio Luz. Ele ressalta, ainda, a parceria entre as duas instituições que, na sua avaliação, é ‘importantíssima’, uma vez que o Instituto Oswaldo Cruz é a unidade mais antiga da Fiocruz, além de ter uma missão semelhante à da Fiocruz Amazonas. “A cooperação é uma forma de fortalecer a integração entre as unidades da Fiocruz”, frisou.

De acordo com a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC e responsável pelo consórcio no Instituto, Elisa Cupolillo, o curso será ministrado em regime de 40 horas semanais, com duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, incluindo a realização e defesa da tese. “As atividades do curso serão desenvolvidas em Manaus, na sede da Fiocruz Amazonas, e também no IOC, no Rio de Janeiro. Os alunos deverão ser orientados por docentes dos programas de pós-graduação do IOC e também por pesquisadores da unidade”, explicou. A vice-diretora destacou, ainda, que no ato da inscrição os candidatos precisarão indicar três programas de pós-graduação de interesse, levando em consideração as áreas de concentração e as linhas de pesquisa de cada um. O objetivo é, de acordo com a linha de pesquisa do projeto, alocar os estudantes nos Programas de Pós-graduação com maior afinidade.

O surgimento da inciativa veio de uma demanda da Fiocruz Amazonas, que viu no consórcio a possibilidade de dar ampliar a oferta de formação de recursos humanos na área de ciências biomédicas e da saúde diante da latente carência deste tipo de capacitação na região Norte. “Muitas pós-graduações Stricto sensu de outras Unidades da Fiocruz surgiram a partir de programas do IOC. Assumir um compromisso deste porte com a Fiocruz Amazonas reforça ainda mais essa característica. Temos know-how para isso”, comentou Elisa Cupolillo.

Para mais informações sobre inscrições, clique aqui

Voltar ao topo Voltar