Início do conteúdo

02/05/2016

Fiocruz organiza coletânea sobre bactérias para aprendizes e especialistas

Max Gomes (IOC/Fiocruz)


As bactérias do gênero Bacillus, que ocupam posição de destaque no campo da pesquisa, agora são o foco de uma ampla Coletânea que traz referências úteis para o trabalho com estes microrganismos em laboratório. Disponível para download gratuito, a Coletânea de Procedimentos Técnicos e Metodologias Empregadas para o Estudo de Bacillus e Gêneros Esporulados Aeróbios apresenta um conjunto de informações que vão desde noções básicas de bacteriologia até o cultivo deste grupo bacteriano.

Com linguagem simples e didática, a publicação organizada pelo Laboratório de Fisiologia Bacteriana do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é dividida em quatro capítulos e 39 anexos e aborda variados tópicos, como morfologia, fisiologia, bioquímica e biologia celular e molecular, além de meios de cultivo e caracterização dessas bactérias. Técnicas de produção em escala, conservação de linhagens esporuladas e isolamento de cada espécie de bactéria também estão entre os destaques que são rotineiramente empregados na afiliada Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB).

Organizada e assinada por Leon Rabinovitch, chefe do Laboratório de Fisiologia Bacteriana, e coadjuvado na organização por Edmar Justo de Oliveira, a obra que contou com sete colaboradores reproduz conhecimentos fundamentais para o manuseio de bactérias do gênero Bacillus e gêneros correlatos no dia a dia em laboratório. São elaborados diversos estudos sob os mais variados aspectos destes microrganismos devido a poucas espécies serem patógenas, como o Bacillus anthracis e o Bacillus cereus, e as demais possuírem grande importância industrial, usadas na produção de antibióticos, enzimas, proteínas, ácidos nucleicos e inseticidas bacterianos, por exemplo.

Voltar ao topo Voltar