13/10/2022
De 17 a 21 de outubro, as unidades e escritórios da Fiocruz recebem o público na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Após dois anos de realização on-line devido à pandemia de Covid-19, a SNCT na Fiocruz retorna aos encontros presenciais. As atividades ocorrerão em diferentes estados do Brasil, mas serão unificadas em uma programação nacional. A programação completa pode ser consultada no site do evento.
O público da SNCT na Fiocruz poderá participar da feira de ciência e tecnologia, de exposições, intervenções artísticas, oficinas e bate-papos com os pesquisadores, alunos e parceiros da instituição. No Rio de Janeiro, o Museu da Vida Fiocruz também vai realizar o Festival de Cultura Popular Brasileira, com apresentações de dança, música e muita gastronomia. Além das atividades que vão acontecer dentro da Fundação, ações territoriais também serão realizadas em escolas e espaços parceiros. Para participar da SNCT não é necessário se inscrever. Contudo, as inscrições estarão abertas no site do evento para quem desejar receber certificado de participação.
O tema da Semana Nacional deste ano é Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A temática visa refletir sobre a importância da construção de conhecimento para a soberania nacional. Ao mesmo tempo, a Fiocruz está celebrando os 150 anos do seu patrono, Oswaldo Cruz, comemorando o seu legado para a pesquisa nacional e internacional. Essas efemérides compõem o atual Ano Ciência e Saúde para a Soberania e Democracia, que reflete o compromisso da instituição com o pensar ciência e saúde como objetivos estratégicos para a nossa sociedade.
SNCT
A Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde a sua criação. A SNCT é realizada anualmente, em todo o país, desde 2004, sempre no mês de outubro. O objetivo é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para atividades e reflexões acerca da ciência e da tecnologia. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e realizado em diversas instituições públicas e privadas do país, com atividades gratuitas e participação da comunidade. Os recursos para a 19ª SNCT foram oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).