03/11/2015
Reconhecida pela Unesco, a preservação dos arquivos audiovisuais é essencial para a construção integral da identidade cultural das nações, uma vez que os audiovisuais são parte do patrimônio cultural dos povos. Mantendo a tradição audiovisual herdada de Oswaldo Cruz, o Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promove o 1° Seminário Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz, no próximo dia 13 de novembro, de 9h às 12h30, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fundação no Rio de Janeiro.
Imagem: COC/Fiocruz
Os desafios para preservar e conservar os arquivos audiovisuais são enormes e muito custosos, mas o desenvolvimento de novos processos tecnológicos como a digitalização, a migração de mídias, a catalogação e a restauração podem ser ferramentas fundamentais nesse processo. A preservação audiovisual é um tema interdisciplinar, onde profissionais do audiovisual, historiadores, arquivistas, bibliotecários, químicos e técnicos em tecnologia devem concentrar esforços e intercambiar conhecimentos com os objetivos de revisar, aperfeiçoar e inovar as técnicas e procedimentos de preservação que assegurem a salvaguarda e o tempo de vida desse patrimônio cultural.
O evento realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) integra as comemorações em rede pelo Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (27 de outubro). A data, oficializada na 33ª Conferência Geral da Unesco realizada em 2005, é uma forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro e inaugura a atividade anual que visa ampliar a discussão do patrimônio audiovisual na Fiocruz como uma estratégia de preservar seus acervos.
Salvaguardar audiovisuais em saúde: um desafio para a preservação e para a pesquisa em saúde será o tema debatido pelos pesquisadores Dilene Raimundo do Nascimento (COC/Fiocruz), Silvia Santos (Fiocruz Pernambuco) e Eduardo Thielen (VideoSaúde), sob a mediação do conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), Hernani Heffner, uma das principais sumidades em preservação audiovisual no país. Para a abertura, estarão presentes os diretores do Icict/Fiocruz, Umberto Trigueiros, e da COC/Fiocruz, Paulo Elian, e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição. Veja ao lado a programação completa.
Serviço:
1° Seminário Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi | Biblioteca de Manguinhos | Campus da Fiocruz no Rio de Janeiro
Av. Brasil, 4.365 | Manguinhos | Rio de Janeiro
Horário: 9h às 12h30