Início do conteúdo

24/11/2023

Fiocruz realiza webinário internacional para ampliar acesso ao conhecimento sobre o vírus HTLV (30/11)

Luisa Picanço (Vpeic/Fiocruz)


Entre 5 e 10 milhões de pessoas: esta é a estimativa, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), de pessoas infectadas pelo HTLV-1 ou vírus linfotrópico de células T humanas no mundo. De acordo com a Fiocruz, as regiões com mais altas prevalências são África, América Latina e o Caribe, assim como Japão e Austrália. No entanto, os dados sobre a doença são subnotificados e o vírus ainda é pouco conhecido tanto entre a população, quanto entre com os profissionais de saúde. 

 

Para ampliar o acesso ao conhecimento sobre o vírus, na próxima quinta-feira (30/11), especialistas da Fiocruz, do Ministério da Saúde (Brasil), do Hospital Johns Hopkins e do Instituto Nacional de Saúde (EUA) participam do webinário Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV): a ameaça silenciosa e suas manifestações neurológicas (do inglês Human T cells Lymphotropic Virus (HTLV): the silent threat and its neurological manifestations), organizado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz) e a Fiocruz Pernambuco, por meio do hub da Fiocruz, em parceria com a The Global Health Network. O evento ocorre pela plataforma Zoom, às 10h (Brasília/Buenos Aires) e às 13h (Londres), e terá tradução simultânea em inglês, português e espanhol. 

As inscrições podem ser realizadas até o início do evento

HTLV 

Até o momento, o vírus HTLV não tem vacina disponível, nem medicação específica para tratamento. Ao se contaminar, uma pessoa pode desenvolver formas graves da doença, como câncer e distúrbios de ordem neurológica. As principais formas de infecção são: relações sexuais desprotegidas, uso compartilhado de agulhas e seringas, transfusão sanguínea e de órgãos, e de mãe para filho, durante a gestação, parto e/ou amamentação (a chamada transmissão vertical). 

Desde 2018, pesquisadores, profissionais de saúde e associações de pacientes ao redor do mundo estão juntos para divulgar conhecimento sobre HTLV. O mês de novembro é um mês dedicado a aumentar a visibilidade da doença, sendo o dia 10 de novembro considerado o Dia Mundial de Combate ao Vírus HTLV. Este webinário é uma das ações para promover o assunto ao redor do mundo e combater o vírus. 

Confira a programação do evento

Voltar ao topo Voltar