Início do conteúdo

10/01/2022

Fiocruz recebe imagem peregrina de São Sebastião (7/1)

Ciro Oiticica (Agência Fiocruz de Notícias)


Na última sexta-feira (7/1), a Fiocruz recebeu do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta, a imagem peregrina de São Sebastião, como parte da trezena devotada ao santo. A comitiva da Arquidiocese da cidade foi recebida pela presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), Mario Moreira, pela coordenadora-geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), Andréa Carvalho, e pelo chefe de Gabinete, Juliano Lima, que teve a honra de levar a estátua até a varanda do Castelo Mourisco, onde foi realizada a cerimônia.

Presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima recebeu do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta, a estátua de São Sebastião (foto: Peter Ilicciev)

 

No restante do ano, a imagem fica na Basílica dos Capuchinhos, no bairro da Tijuca. Ela é uma das três relíquias da cidade e teria sido trazida na esquadra de Estácio de Sá. O cardeal Dom Orani ressaltou o simbolismo do ato: “é o encontro da história da cidade com a história da Fiocruz nesse tempo tão complicado”, disse. “A cidade do Rio agradece a todos os funcionários, diretores, professores, pesquisadores, médicos, enfermeiros da Fiocruz por seu trabalho que salvou vidas e atenuou tanto sofrimento nesse momento”. 

A presidente Nísia agradeceu a homenagem, que coincidiu com a aprovação pela Anvisa do IFA nacional, poucas horas antes. “Hoje é um dia muito especial para a saúde de todos os brasileiros, a fim de superarmos essa pandemia. O alcance do significado de São Sebastião extrapola os que professam essa fé e simboliza a luta por justiça, ciência, saúde e por uma cidade mais justa”, afirmou. Nísia ainda lembrou o ato interreligioso da entrega da Chama da Esperança pela Arquidiciose, em dezembro de 2020. “Foi um marco para um ciclo de compreensão, solidariedade e tolerância. É essa Chama de Esperança que inspirou nosso trabalho”. 

Dom Orani realizou então uma missa, com rezas e mensagens de regeneração. "Que São Sebastião, junto com a ciência, preze pela cidade tão atingida pela pandemia. Mesmo flechado, ele não desanima em reanimar as pessoas. E a Fiocruz, em cada produção de imunizante, ajuda as pessoas a viver melhor, com mais dignidade. Pela cidade, a ciência e a saúde de nosso povo, que encontremos os caminhos para nos vermos livres dessa pandemia”.

Voltar ao topo Voltar