Início do conteúdo

01/06/2016

Livro revê atuação da Fundação Rockefeller na América Latina e no Caribe

Alessandra Eckstein (Editora Fiocruz)


O nascimento da chamada Saúde Global e as relações criadas entre agentes globais e locais de saúde em regiões como a América Latina e o Caribe ainda não tinham recebido a devida atenção dos pesquisadores. Mas o livro Gênese da Saúde Global: a Fundação Rockefeller no Caribe e na América Latina, do professor e pesquisador Steven Palmer, do Departamento de História da Universidade de Windsor, no Canadá, vem reparar essa injustiça. A publicação é um lançamento da Coleção História e Saúde, da Editora Fiocruz.

Humanitarismo ou imperialismo sutil? O que motivou as ações de saúde global levadas à América Latina e ao Caribe pela Fundação Rockefeller? Como os agentes enviados por aquela instituição absorviam os valiosos conhecimentos daqueles que praticavam a medicina popular? Essas e outras questões são analisadas no livro do professor Palmer, pesquisador pioneiro no estudo histórico da América Latina como laboratório médico.

O livro traz uma nova visão sobre a atuação da Fundação Rockefeller no Caribe e na América Central. “Eu queria realmente virar a história da Fundação Rockefeller de cabeça para baixo e mostrar que ela era como um parasita – no melhor sentido desse termo, com um senso quase artístico, não de um jeito negativo e mostrar a relação dinâmica de seus agentes com as comunidades locais.”, afirma o professor Palmer.

Entusiasmado com a publicação no Brasil de Gênese da Saúde Global, o autor destaca que essa é uma versão ampliada da pesquisa publicada originalmente em 2010 pela Editora da Universidade de Michigan: "Esse é um livro muito melhor do que a versão em inglês. Para essa edição, eu pesquisei também o trabalho da Fundação Rockefeller no tratamento da ancilostomíase no Brasil”. E acrescenta: “É uma grande honra poder publicar o livro no Brasil. Aqui há mais consciência sobre a importância da saúde pública. Fico feliz que a grande e sofisticada comunidade científica brasileira possa ler meu trabalho em português.”

Sobre a coleção História e Saúde

De vocação interdisciplinar, a Coleção História e Saúde foi concebida para fortalecer o campo da história das ciências e da saúde em nosso país, promovendo e divulgando pesquisas que contribuam para a compreensão do presente e do passado e para a incorporação de metodologias em consonância com o sopro renovador da historiografia contemporânea. O leitor é convidado a participar do fértil diálogo que este domínio de Clio mantém com áreas vizinhas das áreas humanas e com diferentes ciências da natureza, cada vez mais sensíveis à reflexão historiográfica.

Sobre o autor

Steven Palmer é Ph.D. pela Columbia University, é da cátedra canadense de pesquisa em História Internacional da Saúde e professor de história na University of Windson, Canadá. Ele é coautor, ao lado de Marcos Cueto, de Health and Medicine in Latin America: a history (Cambrige University Press, 2015).

Voltar ao topo Voltar