Início do conteúdo

12/08/2019

Ministro de C&T de Portugal visita Fiocruz e debate cooperação pelo AIR Centre

Gustavo Mendelsohn de Carvalho (Agência Fiocruz de Notícias)


Ministro de Ciência & Tecnologia (C&T) de Portugal, Manuel Heitor esteve na Fiocruz (9/8) para debater proposta de cooperação técnica com a instituição, particularmente no âmbito do Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico (AIR Centre, na sigla em inglês), projeto global de integração e desenvolvimento de conhecimentos sobre mudanças climáticas e sobre o Oceano Atlântico. O ministro esteve no Rio de Janeiro para o lançamento do escritório local da iniciativa, sediado no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Coppe (UFRJ). 

Manuel Heitor esteve na Fiocruz para debater proposta de cooperação técnica com a instituição (foto: Ministério de Ciência & Tecnologia de Portugal)

 

A Fiocruz faz parte da iniciativa, colaborando com projetos de pesquisa em Saúde Urbana para as cidades banhadas pelo Oceano Atlântico. O ministro foi recebido pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Menezes, e pelos ex-presidentes Paulo Gadelha, Paulo Buss e Carlos Morel. Também participaram do encontro Mauricio Guedes, diretor de Tecnologia da Faperj; Jose Luiz Moutinho, Chief Business Developer do AIR Centre; e Sergio Portella, do grupo de pesquisa Saúde e Desastres da Fiocruz.

AIR Centre

Com sede física nos Açores (Portugal), o AIR Centre congrega governos, universidades, centros de investigação e empresas internacionais. Os países fundadores são Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai e São Tomé e Príncipe, juntamente com o governo regional dos Açores. São ainda observadores, nesta fase, o Reino Unido e a África do Sul. O AIR Centre vai reunir cientistas e pesquisadores para desenvolver estudos sobre clima, biodiversidade, correntes marinhas e outros aspectos do oceano que possam ser usados a fim de gerar desenvolvimento econômico.

Voltar ao topo Voltar