Início do conteúdo

13/06/2018

Diplomacia em Saúde é tema de artigo de pesquisadores da Fiocruz publicado em Enciclopédia Virtual de Oxford

Júlia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)


O papel da diplomacia em saúde no processo político de integração da América Latina e Caribe foi o tema do artigo dos pesquisadores da Fiocruz Paulo Buss e Sebatián Tobar publicado na edição de abril da Oxford Research Encyclopedia on Global Public Health. A publicação virtual, pertencente à editora da tradicional universidade inglesa, tem ganhado força como uma referência em diversos campos do conhecimento.

“Originalmente um mecanismo para integração política e econômica, a saúde é agora um importante componente de todo processo de integração da região, com uma importância social, política e econômica crescente em cada país e na região, fazendo parte das negociações regionais e globais mais importantes do momento”, afirma o texto.

Os autores percorrem o histórico da criação de blocos regionais na América Latina, como a Unasul, o Mercosul, Caricom, a Comunidade Andina e a Celac, e como ações relacionadas à diplomacia da saúde tiveram papel fundamental nesse processo de integração. São destacadas nesse processo ações como a proteção conjunta contra epidemias, endemias e doenças não-transmissíveis, a coordenação de atenção à saúde em fronteiras e a ação conjunta no cenário internacional (particularmente em foros multilaterais do sistema ONU).

A publicação do artigo reforça o prestígio da Fundação na área da diplomacia da saúde e da saúde global, desenvolvida pelo Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz), do qual Buss é coordenador.

Clique aqui para ler o artigo completo. 

Voltar ao topo Voltar