Início do conteúdo

10/09/2019

Nova edição da Revista Poli traz panorama do trabalho infantil

Maíra Mathias (EPSJV/Fiocruz)


Há 30 anos, as Nações Unidas aprovaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. O documento, assinado também pelo Brasil, reconhece o papel do Estado na luta contra a exploração econômica e na proteção da infância dos trabalhos considerados perigosos, que possam trazer riscos à saúde física e mental ou interfiram na educação nessa fase da vida. De olho nesse marco histórico, a reportagem de capa da Revista Poli, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), traz os números e apresenta as diferentes realidades do trabalho infantil no país. 

Em outra reportagem, você vai conhecer as diferentes propostas de recriação do Fundeb, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação. Um dos principais mecanismos de financiamento do ensino público no Brasil, ele está com os dias contados: vence em dezembro de 2020. No Congresso Nacional, entidades e movimentos ligados à área se articulam para defender mudanças, principalmente no que diz respeito à ampliação do aporte do governo federal no Fundeb.

Tem recebido destaque na mídia nacional a liberação de agrotóxicos no país. Já são quase 300 produtos que tiveram o registro autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento este ano. Mas você sabe como funciona a regulação desses produtos? A Poli ouviu especialistas, que comparam nossos mecanismos com os vigentes em outras partes do mundo, como União Europeia e Estados Unidos.

O assunto da entrevista desta edição é o Future-se, o 'Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras', lançado pelo Ministério da Educação em julho, que deve ser apresentado ao Congresso Nacional em breve. Jerônimo Rodrigues da Silva, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal, fala sobre os impactos esperados na educação profissional e destaca que o presente dessas instituições está ameaçado por contingenciamentos e cortes no orçamento federal. 

Olhando para um passado saudoso, a Poli ouviu participantes da 16a Conferência Nacional de Saúde que também estiveram na Oitava, quando foram lançadas as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda na militância, suas histórias mostram que a luta pelo direito à saúde nunca acaba.

Por fim, a edição explica o conceito de universidade, traça seu histórico e aborda diferentes interpretações. Confira a edição completa da revista.

Voltar ao topo Voltar