Início do conteúdo

03/08/2020

Covid-19: Fiocruz Pernambuco mobiliza doação para o Sertão

Verônica Almeida (ObservaPICS)*


Um caminhão carregado com equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros materiais médico-hospitalares chegou ao Sertão de Pernambuco, em julho, para reforçar hospitais e outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus. A carga, com valor estimado em cerca de R$ 305,1 mil, é uma doação ao Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape), feita pelo Programa Unidos contra a Covid-19, criado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com ação colaborativa da sociedade.

“Todo o material está sendo distribuído às Secretarias de Saúde dos 13 municípios consorciados. Uma parte também está sendo encaminhada ao Hospital Regional Fernando Bezerra, da rede estadual, em Ouricuri, e ao Hospital Santa Maria, em Araripina”, explica o secretário-executivo do Cisape, Marcelo Coelho Silva.

O apoio à região é resultado de uma mobilização feita por pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, diante das necessidades detectadas no interior do Estado, onde a pandemia tem se espalhado nos últimos meses. “Levantamos junto ao Cisape as demandas mais urgentes para assistir à população na rede de saúde”, explica a pesquisadora Islândia Carvalho, que coordenou a mobilização na unidade da Fundação no Estado. O pedido foi então encaminhado à coordenação do Unidos contra a Covid-19, no Rio de Janeiro, e, com as doações recebidas, a Fiocruz conseguiu ajudar o consórcio intermunicipal.

A doação inclui luvas, máscaras de diferentes padrões, macacões impermeáveis, toucas, aventais cirúrgicos, óculos de proteção e protetores faciais, além de swabs (espécie de cotonetes) esterilizados e tubos plásticos com meio de cultura para exames laboratoriais. Os municípios atendidos pela doação são, além de Araripina e de Ouricuri, Afrânio, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. O Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano é uma autarquia, integrada por 13 municípios de três microrregiões: Sertões do Araripe, Central e do São Francisco, um território de 17,1 mil metros quadrados onde vivem 375 mil pessoas. Foi criado em 2005, com o objetivo de efetivar políticas públicas, recursos e ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

O Programa Unidos contra a Covid-19 está aberto a novas parcerias empresariais e de pessoas físicas. Empresas interessadas em contribuir devem acessar o site do programa e preencher um formulário. Indivíduos também obter mais informações junto aos canais da Fiocruz. Para detalhes, acesse o site, ou se comunique pelo e-mail unidos@fiocruz.br e pelo telefone (21) 96471-6464.

*Fonte: Fiocruz Pernambuco

Voltar ao topo Voltar