Início do conteúdo

10/11/2020

Rede CoVida lança jogos educativos sobre o novo coronavírus

Luana Alencar (Re CoVida/Fiocruz Bahia)


A equipe de idealização e criação de jogos educativos infantis da Rede CoVida está lançando novos jogos. O objetivo é levar informações para o público infantil sobre a Covid-19 e formas prevenção de modo lúdico e em uma linguagem adequada.

Com a nova configuração de adaptação das aulas online e a permanência das crianças em casa durante esse período de pandemia, pais e responsáveis precisam ser criativos para manter os pequenos distraídos e sem estresse. Pensando nisto, a designer Beatrice de Melo Silva desenvolveu dois modelos de Jogos de 7 Erros junto com toda a equipe.

No primeiro deles, crianças a partir dos 5 anos aprenderão de forma divertida as formas de higiene para a prevenção da Covid-19. Já os pré-adolescentes contam com um Jogo de 7 Erros com um nível de complexidade maior. Este modelo foi criado para atender a essa faixa etária.

Crianças alfabetizadas e até mesmo adultos também pode aproveitar um caça-palavras com termos relacionados à pandemia. 

Como jogar?

Jogo dos 7 erros para pequenos: no primeiro Jogo dos 7 erros, para crianças menores, o adulto deve auxiliar os pequenos a compararem as duas imagens e identificarem as sete diferenças marcando com um X; 

Jogo dos 7 erros para crianças alfabetizadas: o jogo possui 13 imagens que narram a rotina do dia-a-dia familiar. Nessa sequência as crianças deverão identificar se há algum erro de prevenção ao vírus e apontar qual equívoco os personagens cometeram que os colocaram em risco;

Caça-palavra: esse jogo é para crianças alfabetizadas, que terão a missão de encontrar 10 palavras relacionadas ao coronavírus. A dificuldade do jogo está na disposição das palavras, que podem ser encontradas na diagonal direita, esquerda, na vertical e na horizontal. 

Os jogos estão disponíveis para impressão. Confira também o Jogo CoVida, o primeiro jogo de tabuleiro elaborado pela Rede CoVida.

Voltar ao topo Voltar