Início do conteúdo

10/05/2021

Pesquisa visa identificar terapias mais usadas para Covid-19

Julia Lins (Fiocruz Bahia)


A Fiocruz está participando da pesquisa Covid-19: o nosso cuidado, as nossas ações, os seus efeitos, que tem o objetivo de conhecer os tratamentos e medidas preventivas que pessoas de todo o mundo experimentaram diante da doença. Liderado pela Fundação Antenna, uma organização não governamental (ONG) suíça, que oferece soluções tecnológicas e médicas às populações mais carentes, o estudo conta com a colaboração de universidades e institutos de pesquisas de treze países. No Brasil, a Fiocruz Bahia é o parceiro responsável pelo projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição, sob coordenação da pesquisadora Milena Soares.

Os milhares de dados obtidos pela pesquisa serão analisados para identificar quais tratamentos podem estar associados a bons resultados. A expectativa é selecionar medidas e terapias mais promissoras para a realização de um estudo clínico que verifique quais experiências podem ser recomendáveis cientificamente, levando em consideração aspectos como eficácia e segurança.

“A Covid-19 é uma doença nova, portanto, precisamos aprender com as experiências de todos. As respostas obtidas, combinadas com as de milhares de outras pessoas, ajudarão a entender quais medidas preventivas e tratamentos funcionam – e quais não. Ao final da coleta de dados, poderemos descobrir tratamentos potencialmente benéficos e medidas que evitam a contaminação da doença, por exemplo”, explica Renata Nogueira, pesquisadora do programa de Medicina da Fundação Antenna.

Qualquer pessoa que teve ou não Covid-19 pode responder à pesquisa de forma anônima, por meio de formulário online, independente de idade, de ter ou não problemas de saúde de longa data e de ter usado medicação convencional ou alternativa, ervas, vitaminas, feito dieta especial, atividade esportiva ou nenhum tratamento. A meta é chegar a 5 mil participantes no país.

Para participar, clique aqui. O questionário leva de sete a 25 minutos para ser respondido. Para mais informações, visite o site.

Voltar ao topo Voltar