Início do conteúdo

23/05/2022

FioLibras: aplicativo traz informações sobre Covid-19 para pessoas surdas

Icict/Fiocruz


Com o objetivo de colaborar para a acessibilidade comunicacional de pessoas surdas, a Fiocruz lançou o aplicativo FioLibras, que disponibiliza informações sobre Covid-19 em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Lançada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), a ferramenta já está disponível nas plataformas de aplicativo dos sistemas IOS e Android. O conteúdo foi feito a partir de uma pesquisa realizada com pessoas surdas, por meio de questionários online em que relataram suas principais dúvidas e necessidades de informação sobre a Covid-19. A partir desses dados, foram elaborados vídeos informativos que tratam de diversos temas, tais como vacinas, tratamentos, grupos de risco, formas de transmissão, prevenção, diagnóstico, testagem e saúde mental. Também é possível saber mais informações sobre as principais fake news em relação à doença e as mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto.

Os resultados dessa etapa da pesquisa, que contou com a participação de 128 pessoas surdas respondendo o questionário entre outubro e novembro de 2020, mostraram a necessidade de ferramentas de acessibilidade para essa população. Segundo a coordenadora do projeto, Luciana Danielli, 76,6% das pessoas participantes da pesquisa nasceram surdas ou perderam a audição antes de desenvolverem a fala. Mais de 61% reportaram ter conhecimento avançado de Libras , enquanto apenas 23,4% disseram conhecer a língua portuguesa profundamente. A maioria dos que responderam (58,6%) utiliza as redes sociais como principal meio de informação sobre a Covid-19 e, no entanto, 40,2% consideram “difícil” ou “muito difícil” entender as informações divulgadas nesses espaços. Além disso, mais de 60% afirmaram encontrar muitas palavras desconhecidas nas informações, o que dificultava o entendimento sobre a Covid-19. Diante dessa situação, o projeto também desenvolveu um glossário com mais de 80 verbetes no contexto da Covid-19, tendo como base materiais  da Rede CoVida, iniciativa do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Ainda fazem parte do aplicativo 53 vídeos inéditos em Libras, produzidos pelo projeto a partir do conteúdo da seção de Perguntas e Respostas sobre Covid-19 do Portal Fiocruz. E mais de 200 vídeos com medidas de acessibilidade foram indexados da base Multimídias da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Além disso, foram traduzidos para Libras, em parceria com o projeto Portal Biociências em Sinais, do Curso de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), artigos científicos sobre Covid-19 disponíveis no Repositório Institucional da Fiocruz (Arca). A identidade visual do aplicativo foi elaborada pelo designer Marcelo Cunha Rabello, trabalhador do Multimeios/Icict/Fiocruz, vinculado ao projeto Empregabilidade da Pessoa Surda da Fiocruz.

“A comunicação e a informação são direitos humanos fundamentais para o direito humano à saúde. Além disso, fazem parte das políticas públicas de saúde e têm centralidade no Sistema Único de Saúde (SUS). É fundamental fornecer acesso à informação na área da saúde, adequada à realidade da sociedade e em acordo com a pluralidade da população. A implementação de medidas de acessibilidade é urgente nos processos de comunicação em saúde e garante o direito à informação de pessoas com deficiência”, comenta Luciana, que é coordenadora do Centro de Informação e Tecnologia em Saúde (CTIC) do Icict/Fiocruz.

O aplicativo FioLibras foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz e financiado pelo pelo programa Inova Covid-19 – Respostas Rápidas. O grupo atua desde 2015, colaborando para fortalecer a construção de práticas acessíveis na comunicação e informação em saúde e desenvolvendo uma série de ações de formação, como seminários, cursos e publicações, entre elas o Guia de Acessibilidade e Inclusão para Profissionais de Comunicação e  o curso Acessibilidade e os princípios do SUS: formação básica para trabalhadores da saúde.

Voltar ao topo Voltar