Início do conteúdo

30/05/2022

Seminário debate impactos da pandemia nos sistemas de saúde

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)


Como os sistemas de saúde farão para se manter funcionado no futuro? Os impactos da pandemia nos sistemas de saúde e como eles estão se preparando para responder a novas emergências será o tema do próximo Seminários avançados em Saúde global e diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz). Sob o título de Sistemas de saúde em transformação: tendências e desafios, o evento ocorre, de forma online, nesta quarta-feira (1º/6), às 10h, e terá como painelistas especialista da Fundação e de instituições internacionais.

Diretor do Cris/Fiocruz e coordenador do evento, Paulo Buss explica o motivo pela escolha do tema: “Percebemos que houve um abalo grande do sistema de saúde no enfrentamento da pandemia e existem questionamentos sobre o desempenho deles na maioria dos países do mundo. Isso gerou a necessidade de se discutir que transformações devem ocorrer para o enfrentamento de situações similares que provavelmente virão”.

Buss acrescenta que o webinar debaterá também os impactos nos atendimentos causados pela pandemia, como atraso em diagnósticos, na regularidade da assistência básica, entre outros. “Os problemas que cercaram a pandemia mostraram que ela é uma sindemia, uma combinação da enfermidade infecciosa com consequências sobre todos os outros elementos de um sistema de saúde”, pontua o diretor do Cris/Fiocruz.

O debate será entre quatro especialistas: Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, que falará sobre os sistemas de saúde hoje, as formas de regulação e gestão; James Fitzgerald, diretor de sistemas de saúde e serviços da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que trará o debate sobre o tema nas Américas e as recomendações da agência da ONU; e Shabir Moosa, médico de família em Johanesburgo, que abordará o tema da dimensão da África. O debatedor do webinar será Ginés González García, reitor emérito da Universidad Isalud da Argentina e ex-ministro da Saúde do país. 

O seminário será transmitido pelo YouTube em português, inglês e espanhol.

Em português:

Em inglês:

Em espanhol:

Voltar ao topo Voltar