Início do conteúdo

03/06/2022

Fiocruz promove 5ª Feira de Soluções para a Saúde

Fernanda Marques (Fiocruz Brasília)


A Feira de Soluções para a Saúde, realizada pela Fiocruz, chega a 5ª edição, que ocorrerá de 16 a 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal (RN), como parte da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). Em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a 5ª Feira de Soluções para a Saúde terá como tema a agricultura familiar e sua relação com a promoção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários. A programação incluirá diversas oficinas, além de um painel e uma hackathona. Com o objetivo de estimular o diálogo e debater soluções em saúde para a melhoria das condições de vida das populações do campo, das florestas e das águas, a Feira está sendo construída a partir de articulação interinstitucional e com os movimentos sociais da agricultura familiar.

A abertura da Feira de Soluções será na quinta-feira, 16 de junho, às 14h, com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do presidente da Contag, Aristides Veras e da senadora Zenaide Maia; além de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ainda na quinta (16/6), às 15h15, será realizado o painel Agricultura Familiar e promoção à saúde: diálogos e soluções para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário. Participam como palestrantes a economista Tânia Bacelar, professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora sobre desenvolvimento da Região Nordeste; e o sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Os debatedores do painel serão Maria Fernanda Coelho, subsecretária do Consórcio Nordeste; Antônio Barbosa, coordenador de programas da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA); e Aristides Veras, presidente da Contag. A coordenação da mesa será feita pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

Nos três dias seguintes, a programação da Feira de Soluções para a Saúde vai trazer para o Centro de Convenções de Natal oficinas com diferentes abordagens da agricultura familiar e participação de movimentos sociais e entidades parceiras.

Na sexta-feira (17/6), das 14h às 18h, estará em pauta a potência das plantas medicinais e dos fitoterápicos, na perspectiva da produção agroecológica, para a atenção integral à saúde. Haverá roda de conversa sobre políticas públicas e experiências sociais relacionadas ao tema. A coordenadora do projeto ArticulaFito, Joseane Costa, será a facilitadora dessa atividade, ao lado de Antônio Lacerda Souto, da Contag, e de um representante do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Fruto de parceria da Fiocruz com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais é o maior mapeamento do potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil.

Já no sábado (18/6), também das 14h às 18h, será realizada a oficina Vigilância popular em saúde e caminhos das águas, dos alimentos e das pessoas. Informação e educação em saúde no campo estarão entre os temas do debate. Os facilitadores da atividade serão Jorge Machado, coordenador do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT/Fiocruz Brasília); e Alexandre Pessoa, professor e pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). 

A terceira e última oficina, que ocorrerá no domingo (19/6), das 9h às 11h, será uma espécie de síntese das discussões com vistas à elaboração de um documento sobre plantas medicinais, fitoterápicos, agroecologia e atenção integral à saúde a ser entregue às autoridades. Coordenam a atividade Socorro de Souza e Wagner Martins, do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília; Joseane Costa, do ArticulaFito; e Silvia Czermainski, farmacêutica e consultora sobre o tema.

A programação da Feira inclui, ainda, uma hackathona, maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à agricultura familiar, à economia solidária e à promoção de territórios saudáveis e sustentáveis. A hackatona é um processo de seleção e fomento de projetos inovadores para solucionar problemas de saúde pública, com as possibilidades que as tecnologias digitais nos trazem. Diferentemente das outras atividades da Feira, a hackathona não será presencial – todas as etapas ocorrerão em formato virtual. Em breve, mais informações.

Paralelamente, em formato totalmente on-line, será realizada a Hackathona do Campo à Cidade, maratona de desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para a agricultura familiar, cujas inscrições seguem abertas até 9 de junho. Confira mais informações sobre o evento.

Também é possível participar da Feira inscrevendo sua experiência em saúde do campo, que poderá fazer parte do Banco de Soluções para a Saúde

Fenafes

A proposta da Fenafes é funcionar como uma vitrine da produção dos nove estados do Nordeste brasileiro, envolvendo agricultores e agricultoras familiares, cooperativas, associações, comunidades tradicionais, movimentos camponeses e sindicais. A Feira irá expor, divulgar, comercializar e promover negócios. Entre seus objetivos, estão incentivar o intercâmbio de conhecimentos científicos e populares e discutir políticas públicas em agricultura familiar e economia solidária. As atividades da Fenafes, no Centro de Convenções de Natal (RN), começam no dia 15 de junho (quarta-feira).

Siga as redes da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes): Facebook, Instagram e Twitter

Histórico da Feira de Soluções para a Saúde

A 1ª Feira de Soluções para a Saúde, em 2017, na Bahia, foi direcionada ao enfrentamento da zika. O escopo da Feira foi, então, ampliado para outras questões de importância sanitária. Em 2019, houve eventos no Rio Grande do Sul e no Ceará. A 4ª edição, em formato virtual, ocorreu em 2020, com destaque para saúde digital e questões relacionadas à pandemia de Covid-19. Juntas, as quatro Feiras já realizadas somaram cerca de 7.900 inscritos e mais de 280 soluções para a saúde cadastradas, entre soluções de serviço, sociais e industriais, em áreas como vigilância em saúde, combate a vetores de doenças, prevenção, diagnóstico, cuidado, tratamento e gestão. 

Confira a programação da 5ª Feira de Soluções para a Saúde.

Voltar ao topo Voltar