Início do conteúdo

07/06/2022

Documentário da Fiocruz Vídeo será exibido em Portugal


Evitável, documentário do Catálogo do selo Fiocruz Vídeo que trata do tema da mortalidade materna, acaba de ser selecionado para a Mostra Antropologia e Cinema no 8º Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, que reúne produções de diferentes países. O congresso acontece de 6 a 9 de setembro em Portugal.

O filme também pode ser assistido na íntegra na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde/Fiocruz

 

Como se cruzam a antropologia e o cinema para refletir sobre os novos anos 20? A Mostra de Antropologia e Cinema, de acordo com os organizadores, procura explorar desafios, incertezas e resistências destes tempos, assumindo-se como um lugar para conhecer e debater obras que nos inspirem, nos provoquem e nos inquietem. 

Evitável, dirigido por Julia Morim, fala de ausência. Da ausência e da história de mulheres vítimas de morte materna, cujas trajetórias interrompidas forçam rearranjos familiares inesperados. As câmeras do filme acompanham a rotina de três famílias pernambucanas – duas na capital Recife e uma no interior do estado. Todas unidas pela mesma dor: uma filha falecida após o trabalho de parto. 

O filme, que estreou dois meses antes do início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, já foi exibido em diferentes mostras audiovisuais e tem participado de fóruns que discutem a violência contra a mulher. 

Serão exibidos 25 documentários de diversos países. As exibições ocorrerão entre os dias 6 e 9 de setembro de 2022. Saiba mais sobre o 8º Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Obtenha outras informações sobre a Mostra de Antropologia e Cinema 2022.

Voltar ao topo Voltar