Início do conteúdo

14/07/2022

Fiocruz lança guias que estimulam a comunicação acessível

Informe Ensp


A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) celebra, neste mês de julho, o lançamento de dois guias voltados para a comunicação acessível. O acervo se une ao já lançado Guia de acessibilidade para as ações educativas na Fiocruz e reflete o compromisso institucional com o respeito à diversidade humana e o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência, criando condições para que protagonizem seus processos de saúde e doença. Os dois guias foram desenvolvidos com o apoio do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA) da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz).

Segundo Laís Costa, coordenadora da pesquisa que desenvolveu os guias, com atuação de vanguarda, a VPPCB ampliou os critérios de inclusão em seu último edital - lançado em 2020 - em reconhecimento às condições desiguais de acesso a recursos para a pesquisa para grupos e temas cuja histórica invisibilização tem perenizado uma estrutura social excludente e materializado o acesso iniquo ao SUS. "A impressão dos guias contou com apoio adicional do vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Rodrigo Oliveira, e do diretor da Ensp, Marco Menezes. O trabalho que originou os guias é coordenado por Laís Costa, pesquisadora da Ensp, junto com o pesquisador do IdeiaSUS Annibal Amorim, além da doutoranda Sonia Gertner, e tem como coordenadores locais Alisson Azevedo, da UFG; Anna Feminella, da Enap; Cinthya Freitas, da Uerj; e Luciana Lindenmeyer, da Fiocruz Ceará.

Os coordenadores ressaltam que há um sem-número de guias e orientações voltadas para a eliminação de barreiras comunicacionais que na saúde têm impedido o diagnóstico fidedigno, comprometido a adesão ao tratamento e inviabilizado o encontro intersubjetivo, necessário ao cuidado em um conceito de uma APS forte e ampliada. Ressaltam, também, que os guias lançados inovam ao serem acessíveis para todas e todos as/os brasileiras/os. "Os guias impressos contam com versão digital depositada no Arca, com áudio descrição, linguagem simples, tradução em libras e arquivo em PDF acessível. E uma versão em braile está sendo validada no momento", destacou Laís.

Os guias

O guia em linguagem simples traz orientações objetivas e simples, porém cruciais para a efetivação de um SUS que de fato seja “de” e “para” todas as pessoas. Traz também orientações sobre o uso correto de palavras para se referir às pessoas com deficiência. É um produto de bolso que demanda não mais de dois minutos para acessar orientações voltadas à eliminação de barreiras à participação das pessoas com deficiência em reuniões virtuais ou presenciais, em documentos escritos digitais, na apresentação de slides ou ainda em grupos de mensagem, além de prover o letramento sobre terminologia não capacitista. Por ser em linguagem simples, não somente é acessível a pessoas com deficiência intelectual mais severa, como tende a beneficiar aproximadamente 90% da população brasileira, dada a precariedade do sistema público educacional nacional. É um produto desenhado para favorecer a democratização da informação.

"Há ainda outra versão desse guia publicada em literatura de cordel e produzida com o apoio da Fiocruz Ceará, unidade em que está lotada uma das coordenadoras locais do projeto, a pesquisadora Luciana Lindenmeyer. Há relatos na literatura científica da utilização do cordel como uma ferramenta para letramento em saúde por parte da população. De fato, o guia em cordel, desenvolvido pelo cordelista Edson Oliveira, com xilogravuras do Nonato Araújo, já se encontra na sua segunda tiragem e tem se disseminado em público que tradicionalmente não costuma atentar para as questões relativas à exclusão da pessoa com deficiência - dado o capacitismo ser um preconceito estrutural em nossa sociedade e como tal, ser naturalizado", explicou Costa. 

Segundo Laís, os guias foram desenvolvidos a muitas mãos e instituições, de autoria compartilhada, o que favorece a apropriação de seu conteúdo. Assim, inovam não somente no formato, como na forma em que foram produzidos, a partir de uma série de parcerias que têm otimizado recursos públicos diversos. 

Acesse os guias

Guia de acessibilidade na comunicação em cordel: acessibilidade na comunicação para atenção integral à saúde das pessoas com deficiências

Guia de acessibilidade na comunicação: acessibilidade na comunicação para atenção integral à saúde das pessoas com deficiências

Voltar ao topo Voltar