Início do conteúdo

19/07/2022

Livro discute fatores biológicos e sociais da obesidade e políticas públicas de alimentação

Editora Fiocruz


Discutir aspectos que ajudam a entender por que comemos o que comemos e a produção biológica e social da obesidade, além de analisar políticas públicas de alimentação e nutrição. Com esse objetivo, a Editora Fiocruz lança a mais nova obra da coleção Temas em Saúde, intitulada Consumo alimentar e obesidade: teorias e evidências. O livro estará disponível para aquisição a partir desta quarta-feira (20/7), nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros

Escrito pela médica Rosely Sichieri e pela nutricionista Rosangela Alves Pereira, o título foi concebido antes da eclosão da pandemia de Covid-19, com a proposta de apresentar as relações envolvidas nos sistemas alimentares, apontando fontes seguras de informação – com base em evidências científicas – sobre a alimentação humana. "Naquele momento, a ideia era tentar explicar por que comemos o que comemos. Ao lado de explicações fisiológicas, combinaríamos as motivações e os movimentos mercadológicos que nos levam ao consumo que temos. No começo da pandemia, nos pareceu que um novo momento estava sendo criado, (..), num momento que era uma retomada de uma alimentação mais saudável", relembra Sichieri.

Porém, o aumento de casos de Covid no Brasil mudou os rumos do livro. "A proporção que a pandemia atingiu não nos permitiu mais essa visão romântica", afirma a autora. "Em virtude de tantas mudanças no panorama brasileiro, o livro perdeu o seu caráter exclusivamente crítico em relação ao modo de produção do comer no século XXI", complementam as pesquisadoras, no texto de apresentação da obra.    

As autoras apresentam, em três capítulos, uma combinação de análises de condicionantes fisiológicos e biológicos sobre o que comemos, assim como o inegável papel da propaganda na forma como consumimos. No primeiro capítulo, ela propõem uma breve revisão da importância do gosto e do paladar e mostram como a preferência por alguns alimentos foi se modificando no tempo, particularmente pela influência da indústria de alimentos e da mídia, apontando ainda o caráter político das recomendações alimentares.    

Em seguida, no capítulo 2, o volume destaca as mudanças de paradigma na compreensão e no tratamento dietético da obesidade, além da discussão de mecanismos gerais relacionados tanto ao consumo alimentar quanto ao ganho de peso. O último capítulo se debruça sobre uma necessária ampliação relativa ao consumo alimentar e às doenças associadas à alimentação e nutrição. "Apontamos os aspectos dos sistemas de alimentação que estão entrelaçados na produção social da obesidade e da má nutrição, que, em conjunto com a mudança climática, afetam a maioria das pessoas em todos os países e regiões do mundo, configurando uma sindemia", resumem as pesquisadoras.   

Rosangela Alves Pereira destaca que os sistemas alimentares estão no centro dessa sindemia – termo que contempla as múltiplas condições adversas que interagem de forma sinérgica explicando o excesso de morbidade em uma população. "Mostramos que a alimentação pouco saudável coloca em risco a saúde e o ambiente. E apontamos que a obesidade, a subnutrição e a mudança climática são compreendidas como uma sindemia global, que afeta quase todos os países e regiões do mundo. Então, nesse livro, nós fazemos a conexão entre esses processos e a forma como nos alimentamos e como a obesidade desenvolve, evidenciando que o sistema alimentar está envolvido no processo de destruição sistemático e organizado dos ecossistemas brasileiros, com a ampliação do agronegócio", ressalta a autora. 

Ativismo em prol de políticas públicas de alimentação

A obra reúne ainda contribuições e debates sobre recomendações alimentares, conflitos de interesse entre a ciência e a indústria de alimentos, políticas públicas que possam propiciar condições mais favoráveis para escolhas alimentares, além de temas do advocacy (defesa e reivindicação de direitos em torno de uma determinada causa), que engloba o ativismo em prol da alimentação saudável e ética. "Esse trabalho de advocacy é muito importante, pois envolve a denúncia de aspectos que prejudicam a nossa alimentação e a proposição de políticas públicas estratégicas nas áreas de alimentação e de nutrição", defende Pereira. O título ajuda a discutir diversos aspectos sobre sistemas alimentares para que leitoras e leitores possam compreender melhor por que comemos o que comemos e qual é a produção biológica e social da obesidade.  

A autoras

A médica Rosely Sichieri é professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). É doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Harvard School Of Public Health (Estados Unidos). Pesquisadora 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Saúde Coletiva e Nutrição e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).  A nutricionista Rosangela Alves Pereira é professora associada do Departamento de Nutrição Social e Aplicada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ). É doutora em Saúde Pública pela Fiocruz, com pós-doutorado na University of North Carolina System (Estados Unidos). 

Temas em Saúde

A obra é a 16ª publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Consumo alimentar e obesidade foi uma das aprovadas.

Temas em Saúde apresenta para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde. Em linguagem acessível, a coleção – que já conta com 42 publicações – combina informação atualizada com reflexões baseadas em recentes produções científicas apresentadas por especialistas sintonizados com o contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.

Livro | Consumo alimentar e obesidade: teorias e evidências 
Editora Fiocruz | Coleção Temas em Saúde
Primeira edição: 2022, 146 páginas
Preço de capa (versão impressa): R$ 15
Preço e-book (versão digital): R$ 9

Voltar ao topo Voltar