Início do conteúdo

17/08/2022

Fiocruz e Redes da Maré apresentam resultados de pesquisas sobre Covid-19

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Na próxima quinta-feira (18/8), a Fiocruz e a Redes da Maré realizam o seminário Olhares sobre a Covid em favelas: ciência, participação e saúde pública. O evento ocorre de 9 às 18h, no campus Manguinhos (no Rio de Janeiro), com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube. No seminário, os pesquisadores apresentarão os resultados e as ações empreendidas na comunidade durante os mais de dois anos do estudo inédito Vacina Maré e do projeto Conexão Saúde: De olho na Covid-19, além de planejar os próximos passos e potenciais colaborações. 

Clique na imagem e confira a programação completa do evento.

 

“O seminário trará os dados e os resultados dos estudos realizados na Maré, em particular as ações de controle da pandemia por meio do programa Conexão Saúde; os resultados da vacinação em massa na Maré e também novos dados sobre Covid longa, saúde mental e o andamento dessas pesquisas na comunidade. Será um prazer compartilhar essas informações”, disse Fernando Bozza, pesquisador da Fiocruz que lidera os estudos na Maré. Nesta quarta-feira (17/8), Bozza também publicou, na The Lancet Regional Health - Américas, um estudo que indica que a atenção básica foi determinante para atenuar as desigualdades na cobertura vacinal no país

Pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais envolvidas no projeto apresentarão aspectos dos estudos e compartilharão impressões com seus pares. O seminário também informará à sociedade, em especial aos moradores da Maré, os frutos do trabalho desenvolvido até aqui.

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima destacou a importância da mobilização da comunidade no enfrentamento à pandemia. Ela participa da mesa de abertura do evento junto ao secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado, a diretora da Redes da Maré, Eliana Silva, e o pesquisador do Instituto Todos Pela Saúde (ITpS) Vanderson Sampaio.

“Com o seminário, procuramos compartilhar uma síntese de alguns aprendizados dos trabalhos realizados em conjunto com a população e organizações do Complexo da Maré. Da campanha de vacinação às pesquisas de efetividade da vacina, foram muitas lições. A importância de ações de engajamento e de comunicação realça que a pandemia, além de um fenômeno biológico, é também um fenômeno social. A mobilização do território foi por isso um aspecto primordial para seu enfrentamento, constituindo uma verdadeira tecnologia social, e pudemos contar com a parceria de moradores, influenciadores, coletivos e organizações locais, como a Redes da Maré, que promove conosco o evento”, disse Nísia.

Maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, com cerca de 140 mil moradores, a Maré sediou iniciativas de vacinação em massa e testagem em grande escala conduzidas a partir de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Fiocruz e a Redes da Maré. O estudo de efetividade da vacina na região, coordenado pela Fundação, propõe um olhar que considera as características próprias do território - alta densidade populacional, cadeias de transmissão próprias, grande circulação do vírus e vulnerabilidade social da população. A meta de vacinar toda a população adulta da Maré foi cumprida: 93,4% do público-alvo foi imunizado com as duas doses da vacina da AstraZeneca.

Além de apresentar os resultados gerais da pesquisa e os resultados das ações de mobilização no território, os palestrantes também apresentarão os resultados do estudo de coorte desenvolvido pela Fiocruz, que acompanha cerca de duas mil famílias e mais de seis mil moradores, incluindo crianças, num monitoramento de longo prazo para avaliar a transmissão intradomiciliar, as dinâmicas da circulação do vírus nas comunidades e proteção indireta. A vigilância genômica, a iniquidade, os impactos da pandemia e suas consequências de longo prazo no território também serão temas de debate.

“A combinação de ciência, participação e saúde pública mostrou caminhos inovadores, e os olhares sobre a Covid-19 na favela orientam-se também para o futuro, buscando potenciais ações e colaborações. Os estudos de coorte e a análise das consequências de longo prazo da Covid-19 nos territórios, nesse sentido, terão muito a contribuir, a fim de identificarmos os desafios pela frente e fornecer dados, sobretudo em relação ao impacto desigual da pandemia, ela mesma produtora de mais desigualdades”, destacou Nísia.

Para Luna Arouca, coordenadora do eixo Direito à Saúde das Redes da Maré, levar um estudo como esse para a comunidade significa promover o debate sobre direito e acesso à saúde. Ela destaca que, durante o seminário, será possível reunir parceiros, pesquisadores e as equipes envolvidas na pesquisa para compartilhar os dados e analisá-los em conjunto.

“Para nós, que estamos no projeto, este é um momento muito significativo e simbólico, de criação conjunta, de troca de saberes, de compartilhar o que essa experiência está gerando. Esse estudo simboliza a força da parceria entre sociedade civil, poder público e ciência, através da parceria com a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde; essa capacidade de unir forças e impactar diretamente o território, seja com a vacinação em massa, seja envolvendo profissionais e moradores da Maré na construção do estudo como pesquisadores, como coletores de dados”, concluiu.

Serviço:
Data: 18/8
Hora: 9 às 18h
Local: campus Manguinhos / Fiocruz / Rio de Janeiro
Transmissão ao vivo no YouTube da Fiocruz.

Voltar ao topo Voltar