Início do conteúdo

18/08/2022

Painel debate uso de modelagem de dados para vigilância e políticas públicas em saúde

PIBSS/Fiocruz


A Fiocruz, o Ministério da Saúde (MS) e o Imperial College London, realizam, na próxima segunda-feira (22/8), o Painel Internacional de discussão sobre a contribuição da modelagem de dados para vigilância e políticas públicas em saúde. O evento será no auditório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ).  

Os palestrantes apresentarão experiências nacionais e estrangeiras para prevenção e controle de zoonoses com base na construção de modelos computacionais a partir de dados. O número de vagas é limitado a 50 participantes. As inscrições serão feitas on-line e confirmadas dois dias antes. 

As experiências serão apresentadas pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz, pelo Imperial College London, pela Coordenação Geral de Arboviroses do Ministério da Saúde (CGARB/SVS/MS), pelos técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pelas secretarias estaduais de saúde de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Os principais objetivos do encontro são a troca de conhecimento sobre experiências na aplicação de modelos matemáticos na vigilância em saúde, em especial de zoonoses, a capacitação em modelagem matemática aplicada à epidemiologia e a oportunidade de estreitamento entre os parceiros. 

O seminário será a abertura de uma semana composta também por outras três atividades. Entre os dias 23 e 25/8, será realizada a Oficina de Trabalho sobre Modelagem de Dados: Apoiando o Caminho da Coleta de Dados à Análise de Surtos, voltada para público restrito, no palácio Itaboraí, em Petrópolis (RJ). Já no dia 26/8, haverá trabalho de campo para demonstração das atividades que compõem uma investigação de epizootia de febre amarela, no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, em Guapimirim. 

Todo o evento é resultado da interação iniciada em 2018 entre pesquisadores da PIBSS/Fiocruz, da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e do Imperial College London. Na época, o diálogo foi em torno, principalmente, da pesquisa e desenvolvimento de modelos de suscetibilidade à febre amarela no Brasil. 

Serviço:
Data: 22/8 (segunda-feira).
Horário: 8h30 às 17h.
Evento presencial.
Local: Auditório do Pavilhão Rocha Lima (Bio-Manguinhos, sede da Fiocruz). 
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).
Inscrições.
Haverá coffee break e almoço para os participantes inscritos e certificado. 
Também haverá tradução simultânea.

Confira a programação completa.

Voltar ao topo Voltar