Início do conteúdo

22/08/2022

Seminário discute governança, cooperação e saúde no Caribe

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Território algumas vezes esquecido ao se falar sobre as Américas, o Caribe é o tema do próximo Seminário Avançado em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, a se realizar nesta quarta-feira (24/8), às 10h. Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o webinário Caribe: governança, cooperação regional e saúde terá tradução simultânea para português, inglês e espanhol e será mediado por Juan Manuel Sotelo, diretor da Opas para a América Central.

Formado por ilhas e Estados do Mar do Caribe, essa região tem muitos países de língua inglesa, e mantém laços estreitos com as Américas Central e do Sul, com o Norte de Colômbia e Venezuela sendo banhados pelas mesmas águas. Há ainda as semelhanças epidemiológica e étnico racial, já que muitas das pessoas escravizadas levadas para Haiti, Cuba e Brasil foram capturadas na mesma região africana, lembra Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz. “É importantíssimo que a cooperação em saúde englobe toda a América”, disse. "É uma importância que envolve também desenvolvimento. Países mais industrializados da América Latina, como o Brasil, Argentina e México, exportam para o Caribe e importam commodities, como frutas e frutos do mar, daí a abrangência de temas no seminário".

O webinário contará com a participação de Simon Anderson, diretor do Centro para Pesquisa em Doenças Crônicas George Alleyne, uma unidade do Instituto Caribenho para Pesquisa em Saúde. Anderson deverá falar sobre o Marco Institucional do Caribe e os Desafios para o Desenvolvimento. Lisa Indar, diretora da Divisão de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças da Agência de Saúde Pública do Caribe (Carpha), tratará do tema Governança e Ação da Carpha Frente aos Desafios na Região do Caribe. O seminário contará ainda com Benjamin Puertas, conselheiro no Programa de Cooperação Sub-regional do Caribe, que abordará a cooperação na região.

“A iniciativa lançada recentemente da cooperação África-Caribe, por meio da União Africana e da Comunidade do Caribe (Caricom), foi outro motivo para incluirmos os temas governança, cooperação internacional e saúde. Vamos abordar para que os participantes latino-americanos e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa do nosso curso e o público conheçam como funciona a Caricom para o desenvolvimento e a saúde da região. A Carpha é muito importante também na cooperação em saúde”, observou Buss.
 
Serviço:
O seminário Caribe: governança, cooperação regional e saúde ocorre neste dia 24 de agosto, a partir das 10h, e terá tradução simultânea para português, inglês e espanhol.

Em português:

Em inglês:

Em espanhol:

Voltar ao topo Voltar