Início do conteúdo

21/12/2022

CAS e Fiocruz reúnem especialistas em microbiologia para debater pesquisas sobre vírus

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)


Termina nesta quinta-feira (22/12) a série de webinários sobre doenças infecciosas realizada entre a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) e a Fiocruz. O último dos quatro encontros terá como tema Vírus e será às 7h (horário de Brasília). Transmitido por Zoom, o evento será em inglês e sem legendas. Após a sessão de abertura, os painelistas apresentarão, por exemplo, o andamento de pesquisas e trarão informações para troca de conhecimento, potencializada por sessão de perguntas.

Ao longo dos encontros, os especialistas das instituições debateram sobre microbiologia, prevenção e controle de pandemias, tecnologia e pesquisa básica. Nesta quinta-feira, os pesquisadores também irão apresentar suas visões e trabalhos sobre os patógenos que produzem doenças, como controlá-los e preveni-los. 

A abertura será feita pelo diretor do escritório de Cooperação Internacional da CAS, Hui Sun, e pelo coordenador adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Pedro Burger. Em seguida, os painelistas farão suas falas.

O professor do Instituto de Virologia de Wuhan, da CAS, Xi Zhou inicia as apresentações, falando sobre como O enterovírus humano induz e antagoniza a imunidade antiviral do RNAi. Depois, a gerente de desenvolvimento de projetos em vacinas de RNA no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Patricia Neves, falará sobre A relação entre a eficácia das vacinas de RNA e a imunidade inata.

O encontro segue com a fala do pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia da China Shu Zhu, que fará apresentação sobre A imunidade intestinal, a microbiota e a terapia. O pesquisador do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) Tiago Gräf falará sobre A evolução e diversificação do Sars-CoV-2 no Brasil: o que tem revelado a vigilância genômica nacional.

Em seguida, o pesquisador do Instituto de Microbiologia da CAS Xin Zhao fará uma apresentação sobre Neutralização das variantes do Sars-CoV-2 e estratégia de vacinação. Os pesquisadores do Laboratório de Arboviroses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patrícia Sequeira e Felipe Naveca terminam as apresentações do dia falando sobre a Situação da pesquisa do vírus zika e dengue-2 na Fiocruz

Link: https://bit.ly/3WQ5o9Z
ID: 821 5636 0912
SENHA: 901073

Esforço científico

A série de webinários é fruto de um esforço científico entre a CAS e a Fiocruz para promover a colaboração, aumentar a compreensão mútua e fortalecer a capacidade nacional em saúde.

Voltar ao topo Voltar