Início do conteúdo

10/02/2023

Operação policial faz Fiocruz interromper produção de medicamentos

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Em consequência de uma operação policial no entorno do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), em Jacarepaguá, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar realizou buscas na fábrica de medicamentos no início da manhã desta sexta-feira (10/2). Diante da situação de insegurança, a Direção da unidade acionou o plano de contingência e dispensou os trabalhadores que mantém a fábrica funcionando ininterruptamente. A produção de medicamentos foi paralisada.  

Não houve disparo de tiros e ninguém foi ferido ou preso no interior da unidade. A Presidência da Fiocruz e a Direção de Farmanguinhos entraram em contato com o governo do Estado do Rio de Janeiro, com o Comando da Polícia Militar e com a Polícia Federal para solucionar a questão. Ficou indicada para a próxima semana uma reunião com as autoridades envolvidas para tratar da situação crítica de insegurança na área, que tem provocado interrupções da produção e prejuízo à saúde dos trabalhadores.

Farmanguinhos é a unidade da Fiocruz que ocupa o papel de principal laboratório público fornecedor de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolve pesquisas de alta tecnologia no campo farmacêutico. A Presidência da Fundação considera grave a situação atual de insegurança na região, que põe em risco a integridade física de seus trabalhadores e da comunidade local.

Voltar ao topo Voltar