Início do conteúdo

17/02/2023

Fiocruz e parceiros internacionais debatem organização de evento sobre Clima e Saúde

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)


Nesta quarta-feira (15/2), representantes da Fiocruz, de instituições parceiras nacionais e internacionais se reuniram na Fundação para acordar e dar encaminhamento a organização de um evento no Rio de Janeiro no ano que vem sobre Clima e Saúde. A ideia é que o evento possa contribuir para a agenda internacional de mudanças climáticas em um ano em que o Brasil sediará a cúpula do G20 e pode receber a COP30. A reunião ocorreu de forma híbrida e teve a participação presencial de autoridades que estavam na cidade para a reunião 6ª Conferência Global de Ciência, Tecnologia e Inovação (G-Stic 2023), realizada esta semana com a Fiocruz como coanfitriã. 

A possibilidade da realização do evento foi debatida com os representantes das instituições parceiras, NIH/Fogarty, Rockefeller Foundation, Wellcome Trust, Vito, ISGlobal e Opas/ OMS. Participaram ainda representantes de governos como do Ministério das Relações Exteriores do Quênia, do Ministério da Saúde da Argentina e do Brasil. Na ocasião, o grupo compartilhou ideias e perspectivas sobre como avançar nas ações relativas ao tema e a possibilidade de estabelecer um grupo coordenador para acompanhar a iniciativa e facilitar a sua organização.

As boas-vindas e a apresentação da iniciativa foram feitas pelo presidente em exercício da Fiocruz, Mário Moreira. “Essa reunião nos trouxe excelentes notícias”, avaliou ele, que lembrou das conversações recentes com os parceiros na iniciativa: “Continuando as discussões iniciadas em minha visita ao NIH-Fogarty e à Rockfeller Foundation; realizamos uma reunião exploratória com a participação de outras importantes organizações”.

Durante a reunião, segundo Mario Moreira, foram discutidas “a necessidade urgente de medidas de adaptação para populações vulnerabilizadas, o potencial do setor de saúde na contribuição para metas mais ambiciosas das Contribuições Nacionalmente Determinadas  (NDCs) e o uso das informações disponíveis para tomada de decisões”. 

O processo de preparação da conferência incluirá atividades colaborativas em diversos temas, como doenças transmissíveis, estudos sobre o surgimento de novos patógenos e a devastação de ecossistemas. O presidente em exercício salientou que espera que o evento possa contribuir para as discussões da COP30 e da cúpula do G20. 

Reunião satélite

Grande parte das lideranças presentes na reunião desta quarta-feira estava no Rio de Janeiro para participar da 6ª G-Stic, evento do qual a Fiocruz foi coanfitriã e debateu ao longo desta semana CT&I. No evento, especialistas e autoridades internacionais também tiveram na pauta temas como saúde, mudanças climáticas e ambiente.

Voltar ao topo Voltar