Início do conteúdo

17/03/2023

Fiocruz e Academia Chinesa de Ciências fazem reunião preparativa para encontro de Lula e Xi Jinping

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Fiocruz e Academia Chinesa de Ciências (CAS) discutiram, na última quarta-feira (15/3), como aprimorar e fortalecer a agenda bilateral em saúde entre as instituições durante a visita de Estado do presidente Lula à China. A reunião ocorreu no Instituto de Microbiologia da Academia, com o qual a Fiocruz vem fortalecimento suas relações desde 2017.  

As duas organizações vão dar continuidade ao Memorando de Entendimento que assinaram em 2018 e assinar um novo Memorando para alinhar projetos e iniciativas já em andamento no âmbito da prevenção e controle de doenças infectocontagiosas. Com o novo acordo, as organizações vão relançar, em novo formato, o Centro de Controle e Prevenções de Doenças (IDRPC, na sigla em inglês). O centro vai alinhar pesquisa básica e desenvolvimento de produtos, como vacinas e terapias. Apesar da ênfase  em produtos de alta tecnologia, o centro também facilitará o diálogo em medicina tradicional dos países.

A reafirmação da agenda bilateral em saúde ocorre num momento em que a necessidade de cooperação em saúde foi evidenciada pela Pandemia. Mesmo durante esta grande crise sanitária, que paralisou vários encontros internacionais, Fiocruz e CAS mantiveram e aprofundaram a agenda de seus diálogo científicos. No passado, por exemplo, foi realizada uma série de quatro webinário sobre doenças infectocontagiosas. Foram discutidas novas terapias basedas em mRNA, vigilância genômica, desenvolvimento de vacinas, entre outros. 

Participaram da reunião Jiang Yiqi e Song Yangzhu, do Escritório de Cooperação Internacional, Shi Yi e Gao Siwei, do Instituto de Microbiologia, e André Lobato, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).

Voltar ao topo Voltar